Brasil investe em energia limpa

1

lixoO Brasil possui uma enorme quantidade de água doce comparado ao resto do mundo. Torna-se natural com essa abundância que a energia seja proveniente de recursos hídricos. Atualmente 77,2% do país são abastecidos com recursos gerados por hidrelétricas como Itaipu e Tucuruí.

O mercado brasileiro vem expandindo os meios de produção de energia nos últimos tempos, sempre buscando novas fontes limpas e renováveis. O componente que ganhou mais espaço durante este processo foi o gás produzido pela decomposição do lixo. Vários aterros sanitários estão se transformando em usinas que utilizam essa tecnologia.

A produção do biogás ocorre por meio da decomposição de matérias orgânicas, tais como lixo doméstico e podas de arvores. Ele é composto por metano e dióxido de carbono, gás inflamável, que contribui com o efeito estufa, caso seja liberado diretamente na atmosfera. A queima para geração de energia soluciona esse problema e ainda cria uma fonte renovável.

Leia Também
1 De 467

Esta é uma tendência mundial. O Japão, por exemplo, tem cerca de 800 usinas térmicas que queimam lixo para produzir energia e é considerado o país que melhor aproveita seus resíduos. No Brasil já há diversas iniciativas, como na Usina de Fazenda Rio Grande, no Paraná, e a de Guatapará, em São Paulo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

1 comentário
  1. […] cultura egípcia, desenvolvida há quatro mil anos, deve muito de sua origem ao rio Nilo. Sem a irrigação que ele proporcionou à região árida do deserto do Saara, não teria florescido a agricultura, a […]

Show Buttons
Hide Buttons