Equipes de nutrição e da cozinha do HRSLMB servem refeições decoradas aos pacientes e colaboradores

Refeição decorada feita pela equipe da cozinha do HRSLMB. Foto: Divulgação.
0

Iniciativa surgiu para proporcionar boas lembranças, afeto e momentos alegres através das refeições, sobretudo a quem está internado na unidade

Os momentos das refeições são muito especiais para as pessoas, pois além de nutrir o corpo também está ligado às sensações e memórias agradáveis. E nas instituições hospitalares a experiência alimentar é muito importante para o bem-estar e a recuperação de quem está em tratamento e a qualidade de vida e saúde dos colaboradores.

No Hospital Regional de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB), uma iniciativa realizada pela equipe de nutrição e os profissionais que preparam os alimentos e refeições, serve a comida em pratos decorados, coloridos e alegres acompanhados de bilhetes com mensagens de motivação e ilustrados com pequenos desenhos.

Leia Também
1 De 386

Ingrid Fernandes, nutricionista do HRSLMB, entende que a iniciativa contribui para que a pessoa internada se sinta mais acolhida, bem cuidada e tenha uma experiência mais leve e satisfatória em ambiente hospitalar. Segundo a profissional, a ideia surgiu após conversas rotineiras entre as nutricionistas sobre como tornar a apresentação dos pratos mais atrativa para quem os consomem.

“A alimentação aproxima, aflora os sentimentos e sensações individuais, traz como benefício o prazer, a alegria, o afeto, boas lembranças. A reação dos pacientes é sempre de gratidão, e isso contribui para que eles se sintam especiais perante às equipes médicas e ao próprio hospital”, afirma Ingrid.

Na unidade, o fornecimento das refeições aos enfermos respeita o quadro clínico e a individualidade de cada um. De forma geral, há uma variedade de frutas, verduras, temperos naturais e receitas leves e saudáveis que se aproximam ao máximo da comida caseira.

A iniciativa de decoração dos alimentos faz parte do vasto cardápio de atividades de humanização do HRSLMB. “Todas essas ações são de grande importância para a melhora do quadro dos pacientes, fazendo com que eles sintam maior confiança no tratamento e na equipe multiprofissional que ali está para prestar assistência clínica”, conta Ingrid.

“Nós entendemos que o período de internação é delicado para a maioria das pessoas. Geralmente elas se sentem sozinhas e vulneráveis. Esse tipo de ação auxilia a autoestima e faz com que os pacientes entendam que não estão sozinhos”, diz Éder Souza, diretor do HRSLMB.

As equipes de nutrição e cozinha ainda preparam refeições especiais para os colaboradores em datas comemorativas. A ação mais recente foi a de São João. Com refeitório enfeitado, os profissionais puderam degustar comidas típicas do período, como canjica, milho e bolos.

“Essa é uma das formas que temos para agradecer e cuidar de todos aqueles que se dedicam para oferecer saúde de qualidade à população e as equipes de nutrição e cozinha estão sempre muito empenhadas nesse tipo de ação. Todos estão unidos por um bem maior”, finaliza Éder.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons