O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás, realizou na noite da última quinta-feira (12/12) a primeira captação de órgãos de 2024.

HEF realiza captação múltipla de órgãos

O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás, realizou na noite da última quinta-feira (12/12) a primeira captação de órgãos de 2024. O procedimento permitiu a doação de coração, fígado e rins, graças à solidariedade dos familiares de um paciente de 25 anos, que teve morte encefálica após um traumatismo craniano. O coração e o fígado foram destinados à Central Estadual de Transplantes (CET) do Distrito Federal, enquanto os rins seguiram para o CET-GO.

Nos últimos anos, o HEF realizou cinco captações de órgãos, e esta marca a sexta. Esse resultado evidencia o trabalho de uma equipe altamente qualificada e comprometida, que conduz todo o processo com ética, empatia e profundo respeito aos doadores e suas famílias.

Processo de captação: ética e humanização

O processo de captação tem início com a identificação de um quadro clínico com suspeita de morte encefálica, momento em que a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) é acionada. A equipe realiza a atualização do quadro do paciente e inicia as orientações à família, acompanhando cada etapa com cuidado e sensibilidade.

Diante da dor da perda, as famílias são abordadas com acolhimento por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de serviço social, fisioterapia, psicologia, medicina, enfermagem e outros setores essenciais. Esse apoio é fundamental para que o processo de doação se concretize de forma respeitosa e transparente.

Para a diretora do HEF, Bruna Mundim, o papel da equipe no processo de captação de órgãos é essencial, refletindo o compromisso com a vida e o cuidado humanizado. “A doação de órgãos é um gesto de solidariedade que transforma vidas. No Hospital Estadual de Formosa, contamos com uma equipe altamente capacitada e uma estrutura preparada para conduzir esse processo com excelência, ética e respeito. Cada captação realizada reflete nosso compromisso em oferecer cuidado humanizado e contribuir diretamente para que pacientes na fila de transplantes tenham uma nova chance de vida. Nosso objetivo é não apenas salvar vidas, mas também fortalecer a confiança da comunidade no papel fundamental da nossa unidade no sistema de saúde de Goiás”, enfatiza Bruna Mundim.

Para reconhecer a atitude altruísta do doador, as equipes do HEF formaram uma fila de palmas, simbolizando o agradecimento e a importância do gesto de salvar vidas. Essa homenagem destaca o impacto transformador da doação de órgãos.

Um ato que transforma vidas

A doação de órgãos salva vidas ao possibilitar que pacientes em condições críticas recebam transplantes e recuperem sua qualidade de vida. Para que o gesto se torne realidade, é fundamental que as pessoas expressem seu desejo de doar aos seus familiares, pois a autorização da família é indispensável para que a doação seja efetivada.

Posts Similares

  • | |

    HCN celebra sucesso das primeiras cirurgias realizadas na unidade

    O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado no município de Uruaçu, assumiu perfil assistencial especializado em média e alta complexidade na última segunda-feira, 29. A inauguração foi marcada pela realização de cirurgias gerais em três pacientes residentes da região. Todos eles foram encaminhados à unidade pelo Complexo Regulador em Saúde de Goiás (CRE), responsável…

  • Austral Construction entrega dois hospitais no Congo-Brazaville

    Projeto oferece saúde de qualidade para a população do país e tem previsão de entregar mais duas novas unidades ainda este ano A ampliação do acesso à saúde é um dos pilares mais determinantes para o desenvolvimento social de um país. Na República do Congo (Congo-Brazaville), a entrega de dois novos hospitais representa um avanço estruturante…

  • Vírus emergente é detectado em bancos de sangue de três regiões brasileiras

    Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) detectaram um vírus pouco conhecido – o gemykibivirus-2 humano (HuGkV-2) – em amostras de sangue de doadores de três regiões brasileiras. Embora não haja evidências de que se trate de uma ameaça transfusional, a descoberta confirma a importância do uso de metagenômica (técnica que analisa todo o material…

  • Hetrin mantém certificado de qualidade da Organização Nacional de Acreditação

    Unidade passou por um novo processo de avaliação e garantiu a qualidade no atendimento prestado à população

    O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), que é referência em atendimentos na cidade e região, consolidou a excelência do trabalho que presta à população ao manter, pelo segundo ano consecutivo, o certificado de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “A continuidade da certificação proporciona muitos benefícios para a população e coloca toda a equipe de colaboradores alinhada para manter um atendimento de alta padrão voltado a todos”, afirma a diretora da unidade, Vânia Fernandes.

    O processo foi realizado durante os dias cinco e seis desse mês, contando com colaboradores de diversas áreas da unidade que, juntos, trabalham para o bom funcionamento do hospital. Para a enfermeira de Qualidade Janaina Guedes Coqueiro Saito, “O processo de acreditação hospitalar demanda engajamento da equipe como um todo, é um momento rico de aprendizagem e evolução”, relata.

    A unidade passou por um rígido processo de avaliação e atendeu a todos os requisitos estabelecidos pela Organização – que são reconhecidos internacionalmente. A acreditação cria uma cultura de aperfeiçoamento, eleva a performance das equipes, otimiza tempo e minimiza as burocracias. Gerido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o Hetrin havia recebido o certificado no ano de 2021.

    “A manutenção da certificação reforça o compromisso que a direção e todos os profissionais têm com a melhoria contínua dos processos internos para garantir sempre atendimento de qualidade ao paciente”, relata Vânia Fernandes. De acordo com o diretor do IMED, Getro Pádua, o reconhecimento é fruto da dedicação dos colaboradores que passam por qualificação constante para prestar bons serviços à população. “Ser reconhecido por uma organização respeitada internacionalmente nos estimula ainda mais. Nosso compromisso com a saúde continua. Cuidar de pessoas é a nossa principal missão”.

    Acreditação

    A unidade de saúde pública foi certificada no primeiro semestre do ano pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por atender os padrões de qualidade e segurança definidos pela entidade. Devido à pandemia, a primeira etapa ocorreu de forma remota.
    A Acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos pré-estabelecidos, promover assistência de excelência no setor de saúde. O selo tem validade de dois anos para estimular e garantir a melhoria constante.
    De acordo com documento divulgado pela Confederação Nacional da Saúde, no início de 2018, existiam 6.820 hospitais em funcionamento no Brasil. Isso significa que apenas cerca de 5% dos hospitais brasileiros são acreditados e o Hetrin tem orgulho de ser um deles.

    Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)
    Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br
    Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br

    Unidade passou por um novo processo de avaliação e garantiu a qualidade no atendimento prestado à população

    O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), que é referência em atendimentos na cidade e região, consolidou a excelência do trabalho que presta à população ao manter, pelo segundo ano consecutivo, o certificado de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “A continuidade da certificação proporciona muitos benefícios para a população e coloca toda a equipe de colaboradores alinhada para manter um atendimento de alta padrão voltado a todos”, afirma a diretora da unidade, Vânia Fernandes.

    O processo foi realizado durante os dias cinco e seis desse mês, contando com colaboradores de diversas áreas da unidade que, juntos, trabalham para o bom funcionamento do hospital. Para a enfermeira de Qualidade Janaina Guedes Coqueiro Saito, “O processo de acreditação hospitalar demanda engajamento da equipe como um todo, é um momento rico de aprendizagem e evolução”, relata.

    A unidade passou por um rígido processo de avaliação e atendeu a todos os requisitos estabelecidos pela Organização – que são reconhecidos internacionalmente. A acreditação cria uma cultura de aperfeiçoamento, eleva a performance das equipes, otimiza tempo e minimiza as burocracias. Gerido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o Hetrin havia recebido o certificado no ano de 2021.

    “A manutenção da certificação reforça o compromisso que a direção e todos os profissionais têm com a melhoria contínua dos processos internos para garantir sempre atendimento de qualidade ao paciente”, relata Vânia Fernandes. De acordo com o diretor do IMED, Getro Pádua, o reconhecimento é fruto da dedicação dos colaboradores que passam por qualificação constante para prestar bons serviços à população. “Ser reconhecido por uma organização respeitada internacionalmente nos estimula ainda mais. Nosso compromisso com a saúde continua. Cuidar de pessoas é a nossa principal missão”.

    Acreditação

    A unidade de saúde pública foi certificada no primeiro semestre do ano pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por atender os padrões de qualidade e segurança definidos pela entidade. Devido à pandemia, a primeira etapa ocorreu de forma remota.
    A Acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos pré-estabelecidos, promover assistência de excelência no setor de saúde. O selo tem validade de dois anos para estimular e garantir a melhoria constante.
    De acordo com documento divulgado pela Confederação Nacional da Saúde, no início de 2018, existiam 6.820 hospitais em funcionamento no Brasil. Isso significa que apenas cerca de 5% dos hospitais brasileiros são acreditados e o Hetrin tem orgulho de ser um deles.

    Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)
    Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br
    Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br

    Unidade passou por um novo processo de avaliação e garantiu a qualidade no atendimento prestado à população

    O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), que é referência em atendimentos na cidade e região, consolidou a excelência do trabalho que presta à população ao manter, pelo segundo ano consecutivo, o certificado de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “A continuidade da certificação proporciona muitos benefícios para a população e coloca toda a equipe de colaboradores alinhada para manter um atendimento de alta padrão voltado a todos”, afirma a diretora da unidade, Vânia Fernandes.

    O processo foi realizado durante os dias cinco e seis desse mês, contando com colaboradores de diversas áreas da unidade que, juntos, trabalham para o bom funcionamento do hospital. Para a enfermeira de Qualidade Janaina Guedes Coqueiro Saito, “O processo de acreditação hospitalar demanda engajamento da equipe como um todo, é um momento rico de aprendizagem e evolução”, relata.

    A unidade passou por um rígido processo de avaliação e atendeu a todos os requisitos estabelecidos pela Organização – que são reconhecidos internacionalmente. A acreditação cria uma cultura de aperfeiçoamento, eleva a performance das equipes, otimiza tempo e minimiza as burocracias. Gerido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o Hetrin havia recebido o certificado no ano de 2021.

    “A manutenção da certificação reforça o compromisso que a direção e todos os profissionais têm com a melhoria contínua dos processos internos para garantir sempre atendimento de qualidade ao paciente”, relata Vânia Fernandes. De acordo com o diretor do IMED, Getro Pádua, o reconhecimento é fruto da dedicação dos colaboradores que passam por qualificação constante para prestar bons serviços à população. “Ser reconhecido por uma organização respeitada internacionalmente nos estimula ainda mais. Nosso compromisso com a saúde continua. Cuidar de pessoas é a nossa principal missão”.

    Acreditação

    A unidade de saúde pública foi certificada no primeiro semestre do ano pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por atender os padrões de qualidade e segurança definidos pela entidade. Devido à pandemia, a primeira etapa ocorreu de forma remota.
    A Acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos pré-estabelecidos, promover assistência de excelência no setor de saúde. O selo tem validade de dois anos para estimular e garantir a melhoria constante.
    De acordo com documento divulgado pela Confederação Nacional da Saúde, no início de 2018, existiam 6.820 hospitais em funcionamento no Brasil. Isso significa que apenas cerca de 5% dos hospitais brasileiros são acreditados e o Hetrin tem orgulho de ser um deles.

    Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)
    Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br
    Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br

  • Páscoa lúdica leva alegria e acolhimento às crianças internadas no HMB  

    Ação promove atividades recreativas e reforça a humanização no ambiente hospitalar   Ação promove atividades recreativas e reforça a humanização no ambiente hospitalar   O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, unidade da Prefeitura de São Paulo administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), realizou as comemorações de Páscoa com uma programação especial…

Deixe um comentário