Por causa da GreenPlac, de José Roberto Colnaghi, Água Clara (MS) vai ganhar título de Capital do MDF

GreenPlac, de José Roberto Colnaghi, inspira projeto para dar a Água Clara o título de capital do MDF.
0

A cidade de Água Clara (MS), de 15 mil habitantes, é candidata a tornar-se a Capital Estadual do MDF. Uma proposta nesse sentido, do deputado estadual Zé Teixeira (DEM), já tramita na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul. A homenagem se deve à fábrica do grupo Asperbras, de José Roberto Colnaghi, a GreenPlac, inaugurada há menos de um ano no município.

A GreenPlac é a maior fábrica de MDF do Centro-Oeste e sua importância ultrapassa a fronteira de Água Clara por ser exemplo de indústria sustentável. O processo fabril é dos mais modernos e utiliza madeira de reflorestamento de plantações próprias e energia elétrica produzida por uma usina de biomassa, também própria. A fábrica também reaproveita seus efluentes e emprega água da chuva em seu processo produtivo.

Capital do MDF

Leia Também
1 De 384

A justifica do projeto de lei decorre da instalação da GreenPlac na cidade. A empresa, que faz parte do grupo Asperbras, iniciou suas atividades em Água Clara em julho de 2018 e transformou a economia local, com a criação de mais 800 empregos, entre diretos e indiretos, fortaleceu o comércio – novos restaurantes, bares, supermercados – além de aquecer o mercado imobiliário.

O deputado ressalta no texto o fato de tratar-se “da mais moderna indústria de MDF da América Latina” e de ela ter se instalado no município “após investimentos fabris da ordem de R$ 600 milhões”.

A proposta do deputado Zé Teixeira segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, antes de ser votada em plenário.

Produção sustentável

A indústria processa 250 mil metros cúbicos por ano e futuramente, deverá instalar uma segunda linha de produção, que acrescentará cerca de 600 mil metros cúbicos de MDF por ano. Também foram investidos outros R$ 75 milhões no plantio de eucaliptos próprios, em um controle de manejo em 12 mil hectares, acrescenta.

A chegada da GreenPlac no Mato Grosso do Sul representa a introdução da mais moderna tecnologia mundial de produção de MDF, desenvolvida pela empresa alemã Siempelkamp. A planta industrial está instalada em uma área de 510 mil metros quadrados, sendo que já está prevista a implantação de uma segunda linha.

A Usina Termelétrica de Guarapuava (PR), do Grupo Asperbras, utiliza rejeitos de eucalipto da indústria moveleira e produz praticamente a mesma quantidade de energia elétrica consumida pela GreenPlac. Essa produção é comercializada no mercado local do Paraná, gerando recursos para a compra de quantidade equivalente no mercado do Mato Grosso do Sul.

Feiras

A GreenPlac tem participado das principais feiras da indústria moveleira e decoração, como a MovelPar e FIMMA. No final de maio, a companhia fará sua estreia na CASACOR SP, um dos mais importantes eventos de arquitetura e decoração do mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons