A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes, apresentou na manhã da última terça-feira (19/11) os 15 ônibus elétricos que circularão na linha 6030/10 Unisa-Campus1/Terminal Santo Amaro, da empresa Transwolff Transportes e Turismo. Os veículos já estarão equipados com a tecnologia NFC – pagamento da tarifa por meio dos cartões de débito ou crédito, smartphones ou smartwatches através das plataformas de pagamento digitais.
Fonte limpa e tecnologia
Segundo o prefeito Bruno Covas, a Prefeitura tem exigidos duas questões importantes em relação a esses ônibus. “Primeiro: a eletricidade deve vir de uma fonte limpa. Não exigir isso é transferir a poluição. Segunda questão: para utilizar esse tipo de nova energia é preciso que ela seja, no máximo, a mesma proporção de custo que hoje o diesel representa para o ônibus. Esse custo vai cair no futuro e, quem sabe lá na frente possa também representar uma redução da tarifa por conta dessa energia”, afirmou.
São três ônibus modelo Marcopolo (com 70 vagas, sendo 30 para pessoas sentadas e 40 em pé) e 12 Caio (com 80 vagas, sendo 31 para pessoas sentadas e 49 em pé).
Transporte inovador
Segundo o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, “São Paulo é pioneira na busca de novas tecnologias para transportar os passageiros com conforto e segurança, agora com energia limpa, sem agredir o meio ambiente. É isso que essa nova frota de ônibus elétricos representa”.
“A partir de hoje, São Paulo tem a maior frota de ônibus 100% elétricos do país. Mais uma vez, somos pioneiros em apresentar inovações que reforçam o nosso compromisso em promover a qualidade de vida das pessoas. A SPTrans conseguiu com esse projeto mais uma referência técnica. Viabilizamos um projeto que capta energia limpa gerada em uma fazenda no interior do Estado para abastecer os ônibus que circulam na cidade”, afirmou o presidente da SPTrans, Paulo Shingai
Os modelos BYD D9W são 100% elétricos, movidos a bateria, e possuem área para cadeira de rodas, acessibilidade com rampa de acesso, piso baixo, Wi-Fi, USB e ar-condicionado.
Redução de poluentes
De acordo com a BYD, cada ônibus elétrico em operação deixará de emitir 110 ton/ano de CO2 na atmosfera e toda a frota dos 15 ônibus vai preservar o equivalente a 12 mil árvores ao ano.
Os veículos são movidos a bateria de ferro-lítio, que em contato com o oxigênio não explode e não pega fogo. Além disso, após 15 anos de uso nos ônibus, a bateria poderá ser utilizada em sistemas de armazenamento de energia.
A frota de ônibus municipal da cidade conta com 14.072 ônibus e 70% estão equipados com motor EURO V, que reduz emissão de poluentes.
Nova Identidade Visual
Foram considerados na nova identidade visual elementos e informações relevantes aos usuários, representados em um desenho que remete à modernidade, leveza e simplicidade.
Mantida as cores da área de atuação e os números do prefixo na dianteira, traseira, laterais e no teto.
A nova identidade visual também trouxe uma preocupação com a segurança das pessoas mais vulneráveis na circulação viária, como pedestres, ciclistas e motociclistas, e isto foi registrado de forma efetiva com adesivos aplicados nos pontos considerados “cegos”, durante as manobras no trânsito.
Outras pontuações na Identidade Visual
– tarifa e formas de pagamento foram apresentadas em adesivos na porta de entrada;
– as tecnologias embarcadas (ar condicionado; tomadas USB e wi-fi) foram identificadas por símbolos e expostos na parte superior dos coletivos;
– a identificação do tipo de tecnologia (Motor Euro 5, elétrico ou movido a bateria), que representa a responsabilidade da SPTrans em exigir combustíveis mais limpos para frota, também estão apresentados na parte superior dos ônibus;
– atualização de logomarcas institucionais e serviços.
Fonte: Prefeitura de São Paulo