Terceirização se mostra solução de qualidade para a saúde pública

Tiago Simões Leite, da MedPlus, explica como gestores conseguem reduzir custos e aumentar a eficiência no atendimento à população

0

Inovação, qualidade, redução de custos e melhoria na contratação de profissionais especializados são alguns dos motivos que tornam a terceirização uma estratégia vantajosa para administrar a saúde pública no Brasil. Os dados do IBGE mostram a gestão terceirizada de unidades de saúde dos municípios brasileiros chegou a 13,2% em 2020, numa tendência que cresce alicerçada pelos índices de eficiência auditados por contratos.

Neste tipo de parceria, o contratante estabelece os termos do negócio, em geral por licitação, e fiscaliza a prestação do serviço, recebendo periodicamente relatórios dos procedimentos e serviços realizados para avaliar a qualidade do tratamento oferecido. “É o mesmo sistema que julga a excelência das instituições particulares e faz com que pontualidade, o bom atendimento e a qualificação dos profissionais sejam motivo de sucesso para o público”, explica Tiago Simões Leite, diretor médico da MedPlus Serviços Médicos. A empresa é uma das maiores do Brasil, gerenciando a contratação e a escala de trabalho de cerca de 5 mil médicos, a maioria em unidades públicas.

Segundo Leite, a gestão do trabalho médico é um serviço especializado e profissional que precisa ser entendido como um pilar fundamental para garantir a qualidade nos serviços de saúde. E são os diferenciais que as terceirizações oferecem que são avaliados quando se busca melhorar a eficiência.

 

Leia Também
1 De 386

Menos custo e mais qualidade

A redução de custos é um dos motivos de maior destaque para que um gestor pense em terceirização, já que o contratante deixa de gastar com o processo de seleção até a manutenção do profissional, incluindo a organização e o cumprimento da escala de trabalho.

Empresas como a MedPlus investem na captação de talentos. A seleção criteriosa leva em conta a qualificação, comprovada por meio de documentos, e o histórico. “Profissionais que gostam do que fazem são comprometidos, não faltam e sabem atender pacientes”, diz Tiago Simões Leite. “E o fato de possuírem maior qualificação melhora a qualidade de atendimento e a exatidão dos serviços prestados por eles”, conclui do diretor da MedPlus.

 

Sobre a MedPlus

Fundada por médicos em 2017, a MedPlus intermedia a contratação de profissionais especializados para unidades de saúde públicas e privadas no Brasil. Está entre as maiores empresas do ramo atuando em todas as regiões do Brasil. Por meio de Sociedade em Conta de Participação (SCP) organiza o trabalho de mais de 5 mil médicos em cerca de 80 clínicas, Unidades de Pronto-atendimento (UPAs) e hospitais garantindo a realização de plantões e serviços ambulatoriais que beneficiam, em média, 600 mil pacientes por ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons