UFSCar recebe inscrições para o Projeto Pequenas Cientistas

Serão sorteadas 50 vagas, sendo 25 destinadas a estudantes de escolas públicas e 25 para escolas privadas

0

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do projeto Pequenas Cientistas no campus Sorocaba da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A iniciativa tem o objetivo de divulgar a produção do conhecimento realizada por cientistas brasileiras nas diferentes áreas e incentivar jovens meninas a seguir a carreira científica. A coordenação é da professora Adriana de Oliveira Delgado Silva, do Departamento de Física, Química e Matemática da UFSCar.

O projeto

A iniciativa surgiu de uma ideia original realizada no Museu Nacional do Rio de Janeiro. O curso em questão era denominado: “Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional”. O projeto teve sucesso local, regional e destaque nacional nas grandes mídias sociais, contando com 50 estudantes participantes e com resultados e avaliações positivas.

Leia Também
1 De 386

A partir do contato realizado entre alunas da UFSCar com as realizadoras deste projeto do Museu Nacional/RJ, foi proposta uma primeira edição do curso “Meninas com Ciência” no estado de São Paulo, especificamente no campus de Sorocaba da UFSCar em 2017. O projeto teve sucesso e por esse motivo teve uma outra edição realizada na Universidade de São Paulo (USP), fortalecendo ainda mais o projeto. No primeiro semestre de 2019 a segunda edição do projeto no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos foi realizada a partir de um novo nome “Pequenas Cientistas”.

Inscrições

Podem se inscrever meninas matriculadas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas ou particulares e que tenham disponibilidade de estar presentes no campus universitário nos quatro sábados de novembro de 2019, quando ocorrerão as atividades do projeto.

Serão sorteadas 50 vagas, sendo 25 destinadas a estudantes de escolas públicas e 25 para escolas privadas. As meninas que participaram da edição de abril de 2019 não poderão se inscrever, para que o projeto possa dar oportunidades a outras jovens.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 20 de agosto por meio de preenchimento de formulário on-line disponível na página do projeto no Facebook ou no site da iniciativa.

Fonte: Fapesp

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons