Instituto Rodrigo Mendes lança guia sobre inclusão escolar

Panorama atual das estratégias de inclusão na educação brasileira

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O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) acaba de lançar um novo Guia sobre inclusão escolar, com o objetivo
de apoiar mães, pais e responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência. Além disso, este
material, gratuito e disponível no portal DIVERSA, oferece informações essenciais para garantir que
todos tenham a oportunidade de estudar, se desenvolver, explorar seu potencial e conquistar autonomia.

Esse Guia marca a primeira ação de uma nova frente de atuação do IRM, que celebra 30 anos de compromisso
com a educação inclusiva. Por fim, a publicação pode ser acessada em PDF para download ou na versão online
na nova seção do portal DIVERSA.

Rodrigo Hübner Mendes, fundador e superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, destaca: “Há anos, mães
e pais me procuravam pedindo apoio sobre como escolher uma escola inclusiva para seus filhos. Portanto,
entendemos que estava na hora de atender a essa demanda de forma estruturada.”

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Ademais, o Guia representa uma iniciativa do IRM, realizada em parceria com a Globo e o Instituto Unibanco, contando também com o apoio de diversas organizações, como a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, o Instituto Alana, o UNICEF e o Todos pela Educação. Durante todo o mês de outubro, o Guia será amplamente divulgado na programação dos canais Globo e nas redes sociais, garantindo que mais famílias tenham acesso a essas informações valiosas.

Avanços na Educação Inclusiva

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as escolas têm a responsabilidade de oferecer a educação especial preferencialmente na rede regular de ensino para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação. Atualmente, a educação especial no Brasil é orientada pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), de 2008, que reafirma o compromisso das instituições em promover a convivência em salas de aula comuns.

Nos últimos anos, a maioria dos estudantes brasileiros que são público-alvo da educação especial frequentam classes comuns. Segundo o Censo Escolar 2023 (MEC/Inep):

Na educação infantil, são 275.164 crianças em classes comuns versus 9.683 em escolas ou classes especiais.
No ensino fundamental, são 1.028.582 crianças em classes comuns versus 85.648 em escolas ou classes especiais.
No ensino médio, são 222.142 adolescentes em classes comuns versus 1.116 em escolas ou classes especiais.

As matrículas na educação especial, por tipo de deficiência, revelam que predominam crianças e adolescentes com deficiência intelectual e transtornos do espectro autista (TEA). Além disso, o Painel de Indicadores da Educação Especial, do Instituto Rodrigo Mendes, oferece dados oficiais sobre a modalidade em três dimensões: escola, estudantes e professores.

Por outro lado, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos com 30 anos de história, dedicando-se a colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha acesso a uma educação de qualidade em escolas inclusivas. Assim, seus projetos são organizados em torno de três pilares: produção de conhecimento, formação de educadores e advocacy.

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