Cuide da privacidade dos seus filhos

Especialista em programação Bendev Junior explica os riscos de expor as crianças nas redes sociais

0

As redes sociais se tornaram rapidamente uma poderosa ferramenta de interação com pessoas do mundo inteiro e postar fotos se tornou algo tão comum que muitas vezes os perigos que essa prática pode trazer passam despercebidos, em especial quando envolvem crianças.

Privacidade virtual

O primeiro impasse encontrado na publicação de fotos dos filhos nas redes sociais são questões de privacidade virtual, ou seja, a exposição da criança nas redes pode gerar, mesmo que não intencionalmente, constrangimentos futuros à criança.

Leia Também
1 De 385

Diversos especialistas já abordaram o impacto psicológico e emocional que isso pode causar nas crianças. À medida que crescem, elas podem se deparar com uma exposição excessiva de suas vidas pessoais, o que pode gerar desconforto e até mesmo sentimentos de invasão de privacidade.

As crianças estão em fase de formação de identidade, e a exposição constante nas redes sociais pode influenciar negativamente sua autoimagem e autoestima. Além disso, a pressão para corresponder às expectativas dos outros e receber aprovação online pode ser prejudicial ao desenvolvimento saudável da criança.

Você pode estar fornecendo dados perigosos para Inteligências Artificiais

De acordo com o especialista em programação e Inteligência Artificial, Bendev Junior, a publicação de fotos e vídeos dos filhos nas redes sociais é, na verdade, um fornecimento gratuito de dados sobre a criança.

“É muito importante ter cuidado como que se posta nas redes sociais pois as imagens, vídeos e áudios divulgados podem ser usados como um banco de dados para Inteligências Artificiais que podem, por exemplo, clonar a voz da criança para aplicação de golpes ou usar a imagem dela para criar fotos fakes em contextos negativos para veiculação”.

“Quando você posta algo na internet esse conteúdo permanece para sempre, a imagem pode ser usada facilmente para criação de memes e figurinhas que podem se disseminar descontroladamente, gerando constrangimentos, isso fora outros usos ainda mais absurdos”.

“Além de um filtro rigoroso no que será postado é importante utilizar ferramentas de limitação como usar contas privadas em redes sociais, stories bloqueados apenas para familiares, ou o armazenamento de fotos apenas em pastas privadas” Aconselha Bendev Junior. 


Sobre Bendev Junior

Bendev Junior é especialista em programação de aplicações, Inteligência Artificial e automação RPA – Automação de Processos Robóticos – empreendedor no ramo de desenvolvimento de softwares e Tech Influencer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons