Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul concede prêmio a José Roberto Colnaghi, da Greenplac

A premiação do empresário foi motivada pela instalação da indústria no município de Água Clara

0

A Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (Fiems), irá conceder a a José Roberto ColnaghiConselho de Administração da Asperbras, o prêmio Gran Colar do Mérito Industrial. A premiação de Colnaghi foi motivada pela instalação da GreenPlac no município de Água Clara, de apenas 15 mil habitantes, que trouxe grande desenvolvimento para a região.

O evento que entregará o prêmio a José Roberto Colnaghi será realizado no dia 16 de dezembro, às 19h30 na sede da Federação das Indústrias, em Campo Grande (MS).

A mais moderna fábrica de MDF do Brasil transformou a economia local com a criação de mais 800 empregos, entre diretos e indiretos, fortalecimento do comércio – novos restaurantes, bares, supermercados – além de aquecimento no mercado imobiliário.

Leia Também
1 De 444

Produção sustentável

Greenplac investiu R$ 75 milhões no plantio de florestas de eucaliptos próprios. Já estão plantados, sob rígido controle de manejo e origem, 12.000 mil hectares de florestas, o que garante autossuficiência no abastecimento da indústria. Enquanto a empresa não se utiliza da produção própria – cujo primeiro corte é previsto para até sete anos após o plantio – a empresa processará matéria prima adquirida no mercado slot (eucaliptos adquiridos de terceiros).

Fábrica da Greenplac, em Água Clara, Mato Grosso do Sul
Fábrica da Greenplac, em Água Clara, Mato Grosso do Sul

Usina de biomassa

A energia utilizada em seu processo produtivo também passou pelas preocupações da empresa. Simultaneamente ao início das atividades da fábrica, a Asperbras instalou uma usina termelétrica de biomassa no município de Guarapuava, Paraná. A unidade funciona a partir da queima de rejeitos da indústria madeireira da região. A energia limpa obtida nesse processo equivale ao que é utilizado na produção de MDF. A venda da eletricidade, no Paraná, permite à empresa contratar, no Mato Grosso do Sul, energia suficiente para o funcionamento da indústria.

Usina Termelétrica de Biomassa de Guarapuava – Foto: Divulgação

Produção de resina

Para ampliar a produção autossuficiente, a empresa está implantando uma unidade de produção de resina, uma das principais matérias primas do MDF, a unidade está integrada a indústria de MDF, com previsão de início de operação para janeiro de 2020, aprimorando ainda mais a qualidade e produtividade da Greenplac.

Indústria certificada

A empresa está em vias de obter a certificação FSC, selo verde mais reconhecido no mundo e emitido pelo Forest Stewardship Council – organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Ele garante que a madeira utilizada é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada.

Além disso, a GreenPlac também já adiantou as tratativas para emissão do certificado CARB (California Air Resources Board), uma exigência para exportação para os Estados Unidos, que é concedido às empresas que atendem aos padrões de sustentabilidade durante o processo produtivo de painéis de madeira. Seu objetivo é comprovar a baixa emissão de formaldeído.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.