Iguá realiza ações de educação socioambiental no dia da árvore

Companhia promove conscientização sobre a importância da conservação da vegetação para segurança hídrica e qualidade de vida; operações realizam campanha que apresenta as árvores como guardiãs das águas

0

São Paulo, 18 de setembro de 2023 – Na semana em que se celebra o Dia da Árvore (21 de setembro), a Iguá reforça seu papel na conscientização, conservação e recuperação da biodiversidade. As árvores são importantes para o saneamento e a segurança hídrica, principalmente nascentes e matas ciliares dos locais de atuação. Próximas de rios, elas atuam como barreiras para sedimentos – diminuindo a poluição, protegendo as encostas e evitando desmoronamentos.

“Preservar as árvores em nascentes e matas ciliares próximas a rios e corpos d’água ajuda no controle de erosão e enchentes, o que contribui para um futuro sustentável”, diz Joziel Donizzette Andrade, gerente de meio ambiente da Iguá.

Para marcar esta data, a Iguá irá realizar, na semana de 18 e 22, uma série de ações de educação socioambiental em suas operações, presentes em 6 estados do Brasil: Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

Por meio de ações sociais e conscientização ambiental, a Iguá busca promover a cidadania e sensibilizar a sociedade sobre a importância do ciclo da água e da preservação de áreas naturais.

“A responsabilidade social e o relacionamento com as comunidades são pilares da companhia. Nossa atuação visa contribuir com a aprendizagem por meio de atividades práticas que colaboram para o entendimento da importância da conservação das florestas, da fauna e flora, dos recursos hídricos, bem como o papel de cada um nesse processo”, afirma Natalia Carneiro Menezes, gerente de responsabilidade social da Iguá.

Plantio de mudas no Rio

A operação do Rio de Janeiro é um exemplo de como a Iguá atua para recuperar e preservar a biodiversidade. A companhia irá realizar a dragagem das áreas assoreadas do Complexo Lagunar de Jacarepaguá. Já foram retiradas 150 toneladas de lixo e plantadas 18 mil mudas de mangue vermelho nas margens da Lagoa do Camorim. Até dezembro de 2023, o Complexo Lagunar receberá 40 mil mudas da espécie.

As obras de dragagem irão começar em novembro de 2023 e tem previsão de duração de 36 meses, com investimentos de R$ 250 milhões. Serão retirados cerca de 2,3 milhões de metros cúbicos de lodo e sedimentos da Lagoa da Tijuca, Lagoa de Jacarepaguá, Canal da Joatinga, Canal de Marapendi e Lagoa do Camorim.

A despoluição e recuperação do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, desejo da população há décadas, já está trazendo resultados: aumento da biodiversidade – grupos de colhereiros, aves de plumagem rosada, apareceram no local, e geração de emprego para população do entorno.

 

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature.

Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association – IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.