Instituto Neoenergia abre inscrições para Prêmio Inspirar 2023

0

Instituto Neoenergia está com inscrições abertas para o Prêmio Inspirar 2023. Em sua terceira edição, a iniciativa vai reconhecer 16 lideranças femininas que atuam há pelo menos um ano no campo da arte e cultura, com impacto positivo em áreas de vulnerabilidade social em seis estados – Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo – e no Distrito Federal.

As interessadas devem se inscrever no site do Instituto Neoenergia até 21 de junho. Na página, também estão disponíveis o regulamento do edital e a lista de municípios contemplados em cada localidade. Serão distribuídos R$ 140 mil para as 16 vencedoras em três categorias: mulheres (pessoa física ou Microempreendedora Individual, MEI); coletivos (grupos não formalizados representados por uma liderança feminina responsável pela submissão); e organizações (pessoas jurídicas, com mulher na representação legal, e com faturamento anual de até R$ 1 milhão).

Do total de premiadas, três ainda são selecionadas pelo Comitê Externo de Especialistas do prêmio, por mérito cultural; e as outras 13, por votação popular. Em São Paulo, as inscrições são válidas para os municípios das áreas de concessão da Neoenergia Elektro. No Rio de Janeiro, as candidatas devem atuar na capital e em cidades da Baixada Fluminense. Nos demais estados e no Distrito Federal, todas as localidades estão contempladas.

Leia Também
1 De 386

“Reconhecer o trabalho desenvolvido pelas lideranças valoriza o protagonismo da mulher no campo da arte e cultura. Além disso, a premiação inspira outras pessoas a trilharem o mesmo caminho”, afirma Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia.

Segundo a executiva, a premiação cumpre uma função fundamental para dar visibilidade ao papel feminino na promoção de atividades artísticas e culturais, realizadas em regiões vulneráveis.

“O Instituto Neoenergia fortalece e fomenta o trabalho único realizado por mulheres que sonham e fazem a diferença. Com o Prêmio Inspirar, homenageamos mulheres que batalham para enfrentar os desafios sociais de suas comunidades. Acreditamos também que a iniciativa é uma forma de fortalecer a igualdade de gênero como um caminho imprescindível para o alcance do desenvolvimento sustentável. Queremos que as ações lideradas por essas mulheres ecoem e estimulem a transformação social nas diferentes regiões do país”, acrescenta Renata Chagas.

Prêmio Inspirar é realizado pelo Instituto Neoenergia, com a colaboração das cinco distribuidoras da companhia – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS), Neoenergia Pernambuco (PE) –, além da parceria técnica da Baluarte Cultura.

Sobre o Instituto Neoenergia

Integra o investimento social privado da Neoenergia, com o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios.

O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com a redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas.

Por meio de cinco pilares de atuação – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional – contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG.

Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2022, beneficiou diretamente mais de 169 mil pessoas.

Sobre a Neoenergia

Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país.

Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geraçãotransmissãodistribuição e comercialização.

As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 16 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 5,1 GW de capacidade instalada em geração, sendo 90% de energia renovável, e está implementando mais 0,2 GW com a conclusão dos parques eólicos.

Em transmissão, são 2,5 mil km de linhas em operação e 6,1 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.

Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia.

Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.

 

Fonte: ANF

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons