Obras do Hospital de Formosa avançam sem interrupção dos atendimentos

Em 2023 já foram realizados mais de 38 mil atendimentos de urgência e emergência, 3.156 no centro obstétrico e 2.481 no setor de ortopedia

0

As obras de reforma e ampliação do Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade da Secretaria de Saúde do Governo de Goiás, avançam no processo que triplicará o tamanho da unidade e diversificará, ainda mais, a carteira de serviços oferecidos à população do município e da região do entorno de Brasília. Mesmo em meio ao cronograma de obras, nenhum serviço deixou de ser realizado, somando, só no primeiro semestre deste ano, mais de 38 mil atendimentos.

O serviço de tomografia, primeira etapa da obra, foi inaugurado em fevereiro deste ano com uma sala de exames e outra de comando, com modernos aparelhos e tecnologia avançada auxiliando no diagnóstico de doenças e contribuindo efetivamente na detecção e monitoramento de lesões neurológicas e abdominais. O novo serviço já contabiliza mais de 1.700 exames realizados e conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para apoio de diagnóstico.

Mesmo com o andamento das obras de reforma e ampliação, a unidade e seus profissionais reforçam o compromisso com a saúde, priorizando sempre a qualidade, humanização e segurança nos atendimentos. De janeiro a junho deste ano, o HEF realizou mais de 38 mil atendimentos de urgência e emergência, 3.156 atendimentos no centro obstétrico e 2.481 atendimentos na área de ortopedia.

Leia Também
1 De 442

O HEF, que atua sob a gestão do IMED (Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento), é um grande aliado da saúde pública no estado de Goiás. A unidade dispõe de cirurgias de emergência e eletivas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro de Diagnóstico com exames laboratoriais e por imagem, além de assistência 24 horas no Pronto-Socorro (PS). A cada mês são realizados, aproximadamente, 7 mil atendimentos de urgência e emergência no PS. Os números devem aumentar ainda mais após a obra de reforma e ampliação pela qual passa a unidade, quando o HEF saltará de 80 para 298 leitos, sendo 56 de urgência e emergência e 242 de internação.

“As obras de reforma e ampliação são de extrema importância para a região, uma vez que irá proporcionar uma maior capacidade de assistência à população. Os números de atendimentos e as conquistas obtidas até aqui refletem no comprometimento diário do nosso time, com foco na qualidade, humanização e segurança dos nossos pacientes e profissionais”, destaca o diretor-geral do IMED, Getro Pádua.

A próxima etapa a ser inaugurada será o novo Pronto-Socorro geral e trauma, internação psiquiátrica, almoxarifado e morgue, todos já em etapa de finalização. “Já foi concluído a concretagem das lajes, iniciamos a instalação do telhado e internamente a equipe está trabalhando na instalação elétrica, hidráulica e de gases medicinais. E, paralelo a isso, estamos realizando o assentamento do granito e instalação das janelas”, explica Fernando Tavares, gerente de projetos e serviços de manutenção.

Mesmo com todo o processo de reforma em pleno andamento, nenhum serviço oferecido pelo HEF foi interrompido. A inauguração das novas alas para atendimento está prevista para o final desse ano. A conclusão e entrega total da obra será, segundo previsão, em meados de 2024.

 

Portal Transparência Total

Para que a população possa acompanhar, simultaneamente, todo o desenvolvimento da obra e seus custos, a unidade conta com uma plataforma eletrônica denominada “Transparência Total”.

A ferramenta possui dados detalhados dos avanços financeiro e físico em forma de gráficos, uma linha do tempo com as etapas de cada ala, fotos do andamento da construção, relatórios, vídeos explicativos e muito mais. A ideia é mostrar, em tempo real, tudo o que for relacionado à obra para o devido acompanhamento pela sociedade. A plataforma pode ser acessada pelo link direto (https://bit.ly/3xCt9bi) ou por meio do site do HEF (https://hospital-formosa.org.br/). E para acompanhar notícias da unidade hospitalar e dicas de saúde, basta clicar no link e participar do grupo de WhatsApp: bit.ly/43gh0FG.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons