Pesquisa e ensino da língua alemã rendem prêmio internacional a professora da USP

Marceli Cherchiglia Aquino recebeu o Jacob-und Wilhelm-Grimm-Förderpreis, renomada distinção da área

Marceli Aquino, da FFLCH, foi premiada devido a seus esforços no ensino e pesquisa da língua alemã como idioma estrangeiro – Arte sobre foto: Freepik e arquivo pessoal
0

Ao abrir a caixa de e-mail, a professora Marceli Cherchiglia Aquino, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, custou a acreditar no que lia. Ela havia sido selecionada pelo Prêmio de Incentivo Jacob- und Wilhelm-Grimm, do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, na sigla em alemão), por seus trabalhos desenvolvidos em Alemão como Língua Estrangeira. “Pensei que fosse SPAM”, confessa. O prêmio é concedido uma vez ao ano a um pesquisador por seus esforços na pesquisa e ensino da língua alemã.

Marceli atua no Departamento de Letras Modernas da Universidade, na área de Língua e Literatura Alemã. Sua trajetória na USP se iniciou em 2017, quando realizava o pós-doutorado. Atualmente, como professora adjunta, ela reconhece a trajetória percorrida na instituição. “Aprendi muito com os colegas e alunos. Eles influenciaram muito meus interesses na área. Tenho muito a agradecer por tudo o que aprendi desde que comecei a trabalhar na USP.”

A relação com o idioma alemão veio durante o ensino médio, quando a então estudante realizou intercâmbio na Alemanha durante um ano. Inicialmente, não conhecia a língua, nem a cultura. “Aprendi a língua me comunicando e me apaixonei. A experiência fez com que eu mudasse todos os meu planos”, conta, se referindo à mudança de escolha do curso de graduação: de Oceanografia, decidiu cursar Letras com habilitação em alemão.

Leia Também
1 De 109

Desde então não saiu mais da área. Realizou especializações voltadas especialmente à linguística, mas também ao ensino da língua alemã como idioma estrangeiro. “Entrar na USP foi muito importante para minha carreira, pois foi a época que mais me apaixonei pela área de ensino do idioma e pesquisa”, disse.

O prêmio, para ela, é um reconhecimento da trajetória percorrida, além da sua maneira de ensinar, envolvendo os alunos. “Sempre busquei trabalhar de maneira inovadora e crítica. Sempre procurei desenvolver trabalhos que ainda não haviam sido feitos e sempre incentivei meus alunos para que também trabalhassem ativamente, que fossem criativos e críticos com relação ao conteúdo, ao livro didático”, ressalta.

Os desafios enfrentados pelo ramo acadêmico também foram recompensados, segundo a professora. “Todos que estão na academia passam por momentos difíceis, de questionar se vale a pena continuar com a pesquisa e o ensino. Eu passei por isso, mas receber esse prêmio é uma certificação de que estou no caminho certo, que envolver os alunos, inovando e fazendo novas atividades, é realmente importante.”

Por conta da pandemia de covid-19, a cerimônia de premiação ocorrerá em julho de 2021, em Palermo, na Itália. O prêmio concede ao pesquisador selecionado não só honraria, mas também 3 mil euros e estadia para pesquisas na Alemanha.

Além da importância pessoal que o prêmio possui para a docente e pesquisadora, ela enfatiza que por meio dele espera incentivar os jovens pesquisadores, especialmente as mulheres, pois nem sempre recebem o devido destaque nas pesquisas que desenvolvem. “Eu sei que ultimamente é um desafio se manter nessa área, mas vale a pena. A gente pode fazer a diferença com nosso trabalho. Todos os dias, um dia de cada vez.”

Sobre o Prêmio Jacob-und Wilhelm-Grimm-Förderpreis

O Prêmio Internacional Jacob-und Wilhelm-Grimm-Förderpreis é concedido pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Internacional (DAAD, na sigla do idioma). Todos os anos, somente um pesquisador é escolhido para recebê-lo, devido a seus esforços no ensino e pesquisa da língua alemã como idioma estrangeiro.

O nome do prêmio “Jacob-und Wilhelm-Grimm” é uma homenagem aos escritores alemães de mesmo nome, conhecidos mundialmente como “Irmãos Grimm”. A importância dos autores está, especialmente, em sua obra literária e contos infantis.

O Serviço Alemão de Intercâmbio Internacional é uma das mais importantes organizações de promoção de intercâmbios acadêmicos e científicos. Desde 1925, além da concessão de bolsas de estudos, fomenta a internacionalização das universidades alemãs e fortalece a área de Germanística (Letras com licenciatura em alemão) e literatura alemã no exterior.

FONTE: Jornal da USP

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons