Uma recifense está entre as 100 Mulheres Doutoras do Agro

Joyci Torres de Paula, coordenadora responsável pelo suporte aos clientes da MSD Saúde Animal nas regiões nordeste e norte figura na lista da Forbes

0

Outubro de 2023 – A revista Forbes divulgou recentemente a lista das 100 Mulheres Doutoras do Agro e nela consta uma colaboradora da MSD Saúde Animal, a médica-veterinária Joyci Torres de Paula, coordenadora responsável pelo suporte aos clientes das regiões nordeste e norte. Ela é doutora pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Biociência Animal com a tese “Estadiamento clínico da Leishmaniose Visceral Canina”, que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença.

Natural do Recife (PE), filha de um caminhoneiro e de uma dona de casa, Joyci nasceu e cresceu no meio urbano, nunca teve pets, mas diz que sempre foi apaixonada por animais e ainda criança afirmava que seria veterinária. Ela é a primeira doutora da família e motivo de orgulho para todos. Mas para que fosse possível alcançar esse título, contou com o apoio incondicional dos pais, em particular, de seu pai. “Felizmente, meu pai sempre teve a consciência de que o estudo estava em primeiro lugar e trabalhou muito para que eu estudasse, primeiro estudei em escolas públicas, mas depois ele me matriculou em colégios particulares e me dizia ‘estuda porque eu não tenho condições de pagar uma faculdade privada, você tem de passar numa federal'”, lembra a doutora, que passou no vestibular para Veterinária na UFRPE já na primeira tentativa.

Moradora do bairro de Areias, a 45 minutos de distância da universidade, Joyci emendou faculdade com programas de iniciação científica e licenciatura, saía de casa às 6 da manhã e só retornava às 23, sua mãe a esperava no ponto de ônibus. Ela andava com os livros pesados que emprestava da faculdade, pois nunca teve possibilidade de comprá-los. “Por tudo isso, foi uma grande felicidade concluir o doutorado, para mim e para a minha família, e ainda estar na lista das 100 mulheres doutoras do agro”, festeja.

Leia Também
1 De 385

Na graduação, iniciou na área de alimentos, se licenciou em Ciências Agrícolas, depois concluiu o mestrado em Ciências Veterinárias com foco em leite, também pela UFRPE. Ela tinha o sonho de dar aula e, por três anos, foi professora universitária em uma faculdade privada.  Ela conta que estava satisfeita com o que havia conquistado, mas em 2018, decidiu avançar para o doutorado em Biociência Animal, pouco tempo depois, foi promovida a coordenadora do curso de Veterinária na instituição em que lecionava, mas permaneceu apenas por 15 dias, pois foi convidada a trabalhar na MSD Saúde Animal.

Ela destaca o apoio que recebeu da MSD Saúde Animal para dar continuidade ao doutorado. “Agradeço aos gestores que estiveram comigo nesses cinco anos, sempre me estimulando e dando ênfase ao trabalho que estava sendo realizado.” Seu plano inicial era defender tese em avicultura, porém, por conta da pandemia, mudou para pequenos animais por ser um conteúdo possível de se realizar em laboratório, sem visitas externas.

Joyci atua no apoio aos clientes da MSD Saúde Animal, sendo responsável por sete estados do Nordeste e dois da região Norte. Dentre suas funções, estão a capacitação e treinamento dos clientes e de seus colaboradores. Neste ano, ela teve um desafio extra, de oferecer treinamento em biosseguridade para orientar os clientes diante da entrada da Influenza Aviária no Brasil, notificada em maio, em aves selvagens.

Ela explica que a Influenza Aviária é muito grave para os animais de produção, aqueles destinados ao consumo de carne e ovos, e que o índice de mortalidade nas granjas é alto, podendo dizimar animais e trazer prejuízos sérios para a avicultura. “Por isso, nossa meta do ano é fazer treinamento sobre biosseguridade. Em julho, fizemos uma bateria de oito treinamentos em uma semana em um mesmo cliente, na ocasião, mais de 200 pessoas foram capacitadas. Estamos realizando uma espécie de mutirão para conscientizar nossos clientes e seus colaboradores sobre a importância da biosseguridade”, conclui Joyci.

 

Sobre a MSD Saúde Animal  

Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, produtores, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite nosso site  e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons