Tratamento de diálise peritoneal na Policlínica Estadual do Entorno em Formosa, Goiás.

Governo de Goiás amplia acesso ao tratamento renal com inauguração do serviço de diálise peritoneal na Policlínica de Formosa

A Policlínica Estadual do Entorno – Formosa, unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), inaugurou em (02/12) o novo serviço de diálise peritoneal, que inicialmente beneficiará seis pacientes da região. Com a implantação, a unidade se torna a segunda do estado a oferecer esse tratamento pelo SUS, representando um avanço na assistência nefrológica estadual, ampliando o acesso ao cuidado renal e garantindo mais autonomia, conforto e qualidade de vida aos usuários.

A iniciativa complementa a expansão iniciada em Posse, onde a primeira unidade estadual de diálise peritoneal foi implantada na Policlínica da Região Nordeste II, também gerida pelo IMED.

Para o Secretário Estadual de Saúde, Rasível Reis, Goiás caminha para se tornar referência nacional na ampliação do acesso à diálise peritoneal. “No Brasil, apenas 4% dos pacientes realizam esse tipo de tratamento. Na região Centro-Oeste, o índice já chega a 7%. Em Goiás, queremos ir além: tornar o Estado uma referência nacional e ampliar significativamente o acesso à diálise peritoneal, oferecendo mais qualidade de vida e liberdade aos pacientes”, reforça ele.

Com essa modalidade, o paciente não precisa viajar três vezes por semana nem permanecer quatro horas em uma sessão de hemodiálise. “A diálise peritoneal pode ser feita em casa, durante o sono, proporcionando uma rotina muito mais leve e uma qualidade de vida superior, devolvendo dignidade aos pacientes. Estamos trazendo essa alternativa para fortalecer o cuidado e melhorar a vida de quem mais precisa”, afirma o Secretário.

Tratamento de diálise peritoneal na Policlínica Estadual do Entorno em Formosa, Goiás.
Secretário Estadual de Saúde, ao lado de uma das pacientes contempladas pelo novo serviço de diálise peritoneal, que garante mais autonomia, conforto e qualidade de vida aos usuários.

Avanço na assistência nefrológica em Goiás

A diálise peritoneal é uma alternativa eficaz à hemodiálise convencional. Realizada em casa, com acompanhamento de equipe especializada, permite ao paciente manter uma rotina mais estável, sem deslocamentos frequentes até centros de referência. O método utiliza a membrana natural do peritônio, localizada na cavidade abdominal, para filtrar toxinas e remover o excesso de líquidos, substituindo temporariamente a função dos rins em pacientes com insuficiência renal crônica. Para iniciar o tratamento, os pacientes passaram, previamente, por um procedimento cirúrgico realizado no Hospital Estadual de Formosa (HEF).

A Policlínica de Formosa oferece hemodiálise desde 2022 e hoje possui capacidade para mais de 144 sessões semanais. Agora, com a incorporação da diálise peritoneal, o Estado avança na descentralização e humanização do cuidado renal, permitindo que parte dos pacientes realize o tratamento diretamente em casa, diminuindo deslocamentos, fortalecendo o acompanhamento contínuo e proporcionando maior qualidade de vida.

 

Preparação, treinamento e acompanhamento contínuo

A gerente administrativa da Policlínica, Thayse Braga, explica que a implantação do serviço exigiu meses de planejamento, capacitação e organização. “Trabalhamos intensamente para que a implantação fosse segura e completa, tanto para a equipe quanto para os pacientes contemplados. Eles realizarão consultas e exames mensais na unidade, e estaremos disponíveis para qualquer intercorrência. Nosso compromisso é acompanhar cada etapa do tratamento”, enfatiza.

Além de ampliar a autonomia dos pacientes, o novo serviço contribui para desafogar a hemodiálise presencial. Atualmente, a unidade realiza cerca de 630 sessões mensais, atendendo 48 pacientes ativos distribuídos em três turnos. Para a transição ao tratamento domiciliar, a Policlínica promoveu 04 sessões de treinamento, cada uma com 3 horas de duração, totalizando 12 horas de treinamentos, com ciclos de 15 dias de capacitação individualizada para cada novo paciente.

Entre os primeiros pacientes contemplados com o novo serviço está Antônio Ricard, que descreve uma transformação significativa em sua rotina. “Eu não sei por que não comecei antes, e hoje indico para todo mundo. A diferença na minha qualidade de vida é enorme. Sou paciente da unidade há oito anos e, desta vez, sinto que tudo mudou para melhor. Quero agradecer aos profissionais, que sempre me trataram muito bem, e dizer que essa modalidade, com a máquina de diálise peritoneal, é muito superior. Estou me sentindo muito bem”, celebra o paciente.

A expansão integra a estratégia do Governo de Goiás de descentralizar a assistência especializada e ampliar o acesso a tratamentos de alta complexidade em todas as regiões do estado. A nova oferta reforça o compromisso de uma saúde pública mais humanizada, resolutiva e próxima da população, reduzindo desigualdades e fortalecendo o cuidado integral.

 

NOTÍCIAS | Radar Sustentável

Posts Similares

  • HMB promove 2ª SIPAT e aborda prevenção por meio de ações interativas com os colaboradores

    O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, unidade da Prefeitura de São Paulo administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), realizou mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), promovendo uma série de atividades focadas em segurança, prevenção de acidentes e bem-estar dos colaboradores. As ações…

  • Hospital da Brasilândia realiza ações de combate à hanseníase

    O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), unidade da Prefeitura de São Paulo administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), aderiu, ao longo do mês de janeiro, à campanha do Janeiro Roxo, voltada ao combate à hanseníase. A iniciativa reuniu ações educativas e informativas com o objetivo de orientar profissionais de saúde e a…

  • Médica do HCN alerta sobre riscos de acidentes com crianças durante as férias escolares

    O mês de julho chegou e, junto dele, as férias escolares. Nessa época do ano de descanso para a criançada, é importante que os pais redobrem a atenção para prevenir acidentes domésticos. Quedas, sufocamentos, queimaduras, afogamentos e intoxicações que ocorrem acidentalmente dentro de casa estão entre as principais causas de morte infantil no Brasil, de…

  • Hetrin mantém certificado de qualidade da Organização Nacional de Acreditação

    Unidade passou por um novo processo de avaliação e garantiu a qualidade no atendimento prestado à população

    O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), que é referência em atendimentos na cidade e região, consolidou a excelência do trabalho que presta à população ao manter, pelo segundo ano consecutivo, o certificado de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “A continuidade da certificação proporciona muitos benefícios para a população e coloca toda a equipe de colaboradores alinhada para manter um atendimento de alta padrão voltado a todos”, afirma a diretora da unidade, Vânia Fernandes.

    O processo foi realizado durante os dias cinco e seis desse mês, contando com colaboradores de diversas áreas da unidade que, juntos, trabalham para o bom funcionamento do hospital. Para a enfermeira de Qualidade Janaina Guedes Coqueiro Saito, “O processo de acreditação hospitalar demanda engajamento da equipe como um todo, é um momento rico de aprendizagem e evolução”, relata.

    A unidade passou por um rígido processo de avaliação e atendeu a todos os requisitos estabelecidos pela Organização – que são reconhecidos internacionalmente. A acreditação cria uma cultura de aperfeiçoamento, eleva a performance das equipes, otimiza tempo e minimiza as burocracias. Gerido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o Hetrin havia recebido o certificado no ano de 2021.

    “A manutenção da certificação reforça o compromisso que a direção e todos os profissionais têm com a melhoria contínua dos processos internos para garantir sempre atendimento de qualidade ao paciente”, relata Vânia Fernandes. De acordo com o diretor do IMED, Getro Pádua, o reconhecimento é fruto da dedicação dos colaboradores que passam por qualificação constante para prestar bons serviços à população. “Ser reconhecido por uma organização respeitada internacionalmente nos estimula ainda mais. Nosso compromisso com a saúde continua. Cuidar de pessoas é a nossa principal missão”.

    Acreditação

    A unidade de saúde pública foi certificada no primeiro semestre do ano pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por atender os padrões de qualidade e segurança definidos pela entidade. Devido à pandemia, a primeira etapa ocorreu de forma remota.
    A Acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos pré-estabelecidos, promover assistência de excelência no setor de saúde. O selo tem validade de dois anos para estimular e garantir a melhoria constante.
    De acordo com documento divulgado pela Confederação Nacional da Saúde, no início de 2018, existiam 6.820 hospitais em funcionamento no Brasil. Isso significa que apenas cerca de 5% dos hospitais brasileiros são acreditados e o Hetrin tem orgulho de ser um deles.

    Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)
    Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br
    Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br

    Unidade passou por um novo processo de avaliação e garantiu a qualidade no atendimento prestado à população

    O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), que é referência em atendimentos na cidade e região, consolidou a excelência do trabalho que presta à população ao manter, pelo segundo ano consecutivo, o certificado de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “A continuidade da certificação proporciona muitos benefícios para a população e coloca toda a equipe de colaboradores alinhada para manter um atendimento de alta padrão voltado a todos”, afirma a diretora da unidade, Vânia Fernandes.

    O processo foi realizado durante os dias cinco e seis desse mês, contando com colaboradores de diversas áreas da unidade que, juntos, trabalham para o bom funcionamento do hospital. Para a enfermeira de Qualidade Janaina Guedes Coqueiro Saito, “O processo de acreditação hospitalar demanda engajamento da equipe como um todo, é um momento rico de aprendizagem e evolução”, relata.

    A unidade passou por um rígido processo de avaliação e atendeu a todos os requisitos estabelecidos pela Organização – que são reconhecidos internacionalmente. A acreditação cria uma cultura de aperfeiçoamento, eleva a performance das equipes, otimiza tempo e minimiza as burocracias. Gerido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o Hetrin havia recebido o certificado no ano de 2021.

    “A manutenção da certificação reforça o compromisso que a direção e todos os profissionais têm com a melhoria contínua dos processos internos para garantir sempre atendimento de qualidade ao paciente”, relata Vânia Fernandes. De acordo com o diretor do IMED, Getro Pádua, o reconhecimento é fruto da dedicação dos colaboradores que passam por qualificação constante para prestar bons serviços à população. “Ser reconhecido por uma organização respeitada internacionalmente nos estimula ainda mais. Nosso compromisso com a saúde continua. Cuidar de pessoas é a nossa principal missão”.

    Acreditação

    A unidade de saúde pública foi certificada no primeiro semestre do ano pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por atender os padrões de qualidade e segurança definidos pela entidade. Devido à pandemia, a primeira etapa ocorreu de forma remota.
    A Acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos pré-estabelecidos, promover assistência de excelência no setor de saúde. O selo tem validade de dois anos para estimular e garantir a melhoria constante.
    De acordo com documento divulgado pela Confederação Nacional da Saúde, no início de 2018, existiam 6.820 hospitais em funcionamento no Brasil. Isso significa que apenas cerca de 5% dos hospitais brasileiros são acreditados e o Hetrin tem orgulho de ser um deles.

    Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)
    Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br
    Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br

    Unidade passou por um novo processo de avaliação e garantiu a qualidade no atendimento prestado à população

    O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), que é referência em atendimentos na cidade e região, consolidou a excelência do trabalho que presta à população ao manter, pelo segundo ano consecutivo, o certificado de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “A continuidade da certificação proporciona muitos benefícios para a população e coloca toda a equipe de colaboradores alinhada para manter um atendimento de alta padrão voltado a todos”, afirma a diretora da unidade, Vânia Fernandes.

    O processo foi realizado durante os dias cinco e seis desse mês, contando com colaboradores de diversas áreas da unidade que, juntos, trabalham para o bom funcionamento do hospital. Para a enfermeira de Qualidade Janaina Guedes Coqueiro Saito, “O processo de acreditação hospitalar demanda engajamento da equipe como um todo, é um momento rico de aprendizagem e evolução”, relata.

    A unidade passou por um rígido processo de avaliação e atendeu a todos os requisitos estabelecidos pela Organização – que são reconhecidos internacionalmente. A acreditação cria uma cultura de aperfeiçoamento, eleva a performance das equipes, otimiza tempo e minimiza as burocracias. Gerido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o Hetrin havia recebido o certificado no ano de 2021.

    “A manutenção da certificação reforça o compromisso que a direção e todos os profissionais têm com a melhoria contínua dos processos internos para garantir sempre atendimento de qualidade ao paciente”, relata Vânia Fernandes. De acordo com o diretor do IMED, Getro Pádua, o reconhecimento é fruto da dedicação dos colaboradores que passam por qualificação constante para prestar bons serviços à população. “Ser reconhecido por uma organização respeitada internacionalmente nos estimula ainda mais. Nosso compromisso com a saúde continua. Cuidar de pessoas é a nossa principal missão”.

    Acreditação

    A unidade de saúde pública foi certificada no primeiro semestre do ano pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por atender os padrões de qualidade e segurança definidos pela entidade. Devido à pandemia, a primeira etapa ocorreu de forma remota.
    A Acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos pré-estabelecidos, promover assistência de excelência no setor de saúde. O selo tem validade de dois anos para estimular e garantir a melhoria constante.
    De acordo com documento divulgado pela Confederação Nacional da Saúde, no início de 2018, existiam 6.820 hospitais em funcionamento no Brasil. Isso significa que apenas cerca de 5% dos hospitais brasileiros são acreditados e o Hetrin tem orgulho de ser um deles.

    Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)
    Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br
    Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br

  • | | |

    Hospital Estadual de São Luís amplia projetos de parto humanizado

    O Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB), unidade do governo de Goiás, busca tornar o centro cirúrgico da unidade referência em procedimento humanizado e seguro. O hospital, administrado pelo IMED – Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento, valoriza o momento único e tão esperado pela mãe e familiares. Projeto…

Deixe um comentário