Aplicativo Eu me importo, de Paulo Leme Filho, ajuda dependentes alcoólicos e químicos em São Paulo

0

Com ações direcionadas para a prevenção do alcoolismo e da dependência química, a ONG Movimento Vale a Pena lançou, dia 17 de abril, em São Paulo, uma ferramenta inédita para facilitar o acesso a grupos de apoio no estado de São Paulo: o aplicativo Eu me Importo.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas cresce a cada ano no Brasil. Estamos entre os 10 países onde há maior consumo de álcool do mundo. Uma pesquisa realizada pela Unifesp em 2017 mostrou que jovens (entre  21 e 25 anos) abusam mais do álcool que a média dos brasileiros: 43,4% contra 18,4%.

A ferramenta está disponível para download em sistema Android e reúne, pela primeira vez, 1.200 endereços de organizações e também informa os dias e horários das reuniões. O app também está disponível nos sites do movimento: www.movimentovaleapena.org.br e www.vaivalerapena.net.br.

Leia Também
1 De 184

A pessoa interessada em acessar os grupos deve baixar o aplicativo e inserir o seu endereço ou o CEP de via próxima onde está ou do local de trabalho. “O Eu me Importo não solicita nome e informações pessoais, preservando o anonimato. Portanto, não há perigo de vazamentos por se tratar de “uma ferramenta de consulta e não de captação de dados”, esclarece o fundador da ONG, Paulo Leme Filho.

Ele explica que o app se insere no conceito da mobilidade urbana, pois agrupa associações gratuitas e informa os endereços próximos à localidade onde a pessoa está, evitando grandes deslocamentos.

Entre os grupos de apoio indicados estão: Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA), Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, Amor-Exigente, Al-Anon e Nar-Anon.  Paulo Leme Filho reforça que o AA, por exemplo, existe há mais de 70 anos no Brasil. “Indicamos  apenas como dar o primeiro passo. Não emitimos  juízo de valor sobre qual é o melhor grupo. O que fazemos é colocar à disposição os endereços de entidades sérias, renomadas e gratuitas”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons