Aplicativo feito pela Embrapa identifica melhores períodos para o plantio

O Zarc permite identificar as janelas de plantio em que há menor chance de frustração de safra devido a eventos climáticos adversos.

0

O Ministério da Agricultura lançou – durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra 2019/20 – o aplicativo Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP). A ferramenta, que pode ser acessada por produtores rurais e outros agentes do agronegócio – através de tablets e smartphones -, contém informações oficiais do Zoneamento Agrícola de Risco Climático.

Políticas públicas

Segundo o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, o desenvolvimento do aplicativo, sob a liderança da Embrapa Informática Agropecuária, foi fundamental para a organização de dados e informações que vão subsidiar o Ministério da Agricultura na formulação de políticas públicas que beneficiem os agricultores. “Ao identificar a vocação das áreas e das características dos solos, é possível reduzir as chances de risco e frustração de safra”, comenta. “O lançamento do aplicativo na solenidade em que é anunciado o  Plano Safra revela que o governo, apesar das dificuldades, tem preocupação em atender as demandas da pequena e da média agricultura.”

Leia Também
1 De 386

“O aplicativo vai facilitar muito a vida do produtor, porque facilitará, de maneira simplificada e amigável o acesso aos dados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático. O Zarc é uma ferramenta que indica o risco de plantio de diversas culturas em diferentes solos, conforme a data do plantio. Isso hoje é publicado no Diário Oficial da União e vai para a internet, mas não é amigável, são muitas tabelas, muitos números. O aplicativo da Embrapa vai tornar esse dado muito mais acessível aos usuários”, disse secretário de Política Agrícola, Eduardo Sampaio Marques, ressaltando o trabalho desenvolvido pela Empresa, sob a coordenação da chefe da Embrapa Informática Agropecuária, pesquisadora Silvia Massruha.

Referência digital

A pesquisadora Silvia Massruha explica que o Zarc – Plantio Certo “é um aplicativo  desenvolvido no âmbito do Zarc para ser instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. Ele permite que o produtor rural tome decisões baseado em conteúdo digital, na palma da mão e de forma ágil. Facilita em muito a obtenção de informações sobre a melhor janela de plantio. É o produtor rural na era da agricultura digital.”

Uma das principais bases de informação para o planejamento da produção, o Zarc é executado pela Embrapa e parceiros há mais de 20 anos. Baseado em séries históricas, ele permite identificar as janelas de plantio em que há menor chance de frustração de safra devido a eventos climáticos adversos para mais de 40 culturas agrícolas e sistemas de produção, em todos os municípios do território nacional. O atendimento às recomendações do Zarc é obrigatório para o agricultor acessar os recursos do Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), do Proagro Mais, destinado à agricultura familiar, e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Mapa

O aplicativo móvel atende a um conjunto de ações da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a modernização do Zarc. Até então, as informações do zoneamento eram divulgadas somente por meio de tabelas publicadas em portarias do Diário Oficial da União ou no site do ministério. Com o aplicativo, a consulta passa a ser mais rápida e de fácil compreensão. O usuário seleciona quatro variáveis: município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta. A partir daí, o sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas de risco de perdas – até 20%, 30% e 40%.

Além de trazer as informações do Zarc, o aplicativo contempla dados disponibilizados pelo sistema Agritempo e pela plataforma AgroAPI Embrapa, oferecendo análises mais detalhadas sobre as condições de armazenamento de água no solo a partir da data de semeadura informada pelo usuário. Também é possível visualizar os dados sobre precipitação, número de dias sem chuvas e as temperaturas mínima e máxima, por decêndios. O aplicativo Zarc Plantio Certo foi desenvolvido para o sistema operacional Android e está disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Embrapa.

Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons