Firjan e Porto do Açu realizam série de encontros para estimular as melhores práticas corporativas

ideia de negócio rotativa Aumentar o uso de energia e as emissões de CO2, compartilhar, reutilizar, reparar, melhorar e reciclar materiais e produtos existentes em todo o seu potencial
0

Firjan e o Porto do Açu vão promover durante os meses de junho, julho, agosto e setembro, a Jornada ESG – uma série de encontros entre grandes empresas do Norte e Noroeste Fluminense com os conceitos, exemplos e diretrizes dessa prática cada vez mais em voga em todo o mundo. O primeiro encontro será em 27/6 (terça-feira), às 10h, no Porto do Açu, com o tema “ESG como ferramenta de competitividade”.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

 

“O Porto do Açu é parceiro estratégico não só da Firjan, como de toda a região. E estimular a prática ESG é não só uma necessidade de toda empresa no mundo global, como fator fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Leia Também
1 De 386

A governança ambiental, social e corporativa (do inglês Environmental, Social, and Governance – ESG) representa uma mudança de paradigma no mundo corporativo, que combate a deterioração dos recursos naturais e as ausências de gestões íntegras e de políticas sociais. O primeiro encontro trará um panorama geral sobre o ESG, e a importância dessa prática para as empresas e para a sociedade.

“Vamos falar, de forma prática, dos passos e desafios de se iniciar uma Jornada ESG em sua organização. A adoção destes conceitos representa uma mudança de paradigma na relação das empresas com os seus colaboradores, investidores e clientes. ESG não é moda. É a força-motriz para uma nova sociedade que precisa de um novo modelo de pensamento, com uma nova forma de gerir e operar as empresas. É o caminho para um novo modelo de comportamento”, destacou Jorge Peron Mendes, gerente de Sustentabilidade da Firjan e responsável por uma das palestras deste primeiro dia.

Já a Porto do Açu Operações, que administra os 130 km² do complexo portuário, trará alguns cases de sucesso no Açu.

“Como um dos maiores negócios do estado do Rio de Janeiro, reconhecemos o nosso papel como impulsionador da economia e do desenvolvimento regional. Nossa estratégia de crescimento é pautada na geração de valor compartilhado e o fortalecimento das práticas sociais, ambientais e de governança na cadeia local é um importante passo nessa direção. Ter um parceiro tão importante como a FIRJAN nessa jornada contribui para ampliar nossos resultados”, pontuou Fernanda Sossai, gerente de ESG da Porto do Açu Operações.

Além deste dia 27/6, a Jornada ESG terá outros três encontros: em 19/7, na Firjan Norte Fluminense, em Campos, será discutido o Eixo E/A – Environmental/Ambiental; em 30/8, o Eixo S – Social, no Porto do Açu; e em 27/9, o Eixo G – Governance/Governança, na Firjan Norte Fluminense. Os interessados poderão participar de um ou mais dias, mas é recomendável a participação em todo o evento.

O conceito ESG foi desenvolvido a partir do relatório Who care wins (Quem se importa, ganha – em tradução livre), lançado pela ONU em 2004, que estabelecia novas diretrizes e recomendações para o mercado financeiro sobre como integrar questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos e serviços de corretagem imobiliária.

Serviço:
Jornada ESG – Primeiro encontro: ESG como ferramenta de competitividade
Data: 27/6 | 10h
Local: Centro de Visitantes do Porto do Açu, em São João da Barra

Programação:

Segundo encontro: Eixo E/A – Environmental/Ambiental
Data: 19/7 | 10h
Local: Firjan Norte Fluminense (Rua Bruno de Azevedo, 37, Parque Jardim Maria Queiroz, Campos)

Terceiro encontro: Eixo S – Social
Data: 30/8 | 10h
Local: Centro de Visitantes do Porto do Açu, em São João da Barra

Quarto encontro: Eixo G – Governance/Governança
Data: 27/9 | 10h
Local: Firjan Norte Fluminense (Rua Bruno de Azevedo, 37, Parque Jardim Maria Queiroz, Campos)

As inscrições, gratuitas, já estão abertas e poderão ser feitas neste link.

 

Fonte: Firjan

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons