Exame que certifica português como 2ª língua está com as inscrições abertas

Os interessados em fazer o Celpe-Bras têm até o dia 18 de agosto para realizar o cadastro

0

Estão abertas as inscrições para o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira, reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro – o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os interessados em fazer o exame devem realizar o cadastro no site até o dia 18 de agosto. O valor da taxa de inscrição é estabelecido pelo posto aplicador. No Brasil, pode ser cobrado, no máximo, R$ 200. No exterior, para as instituições privadas e/ou vinculadas ao Itamaraty, o máximo é equivalente a US$ 100.

O exame

Destinado a estrangeiros que querem o português como segunda língua, o exame é aplicado anualmente no Brasil e no exterior pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). De acordo com o edital, os testes serão aplicados entre 16 e 18 de outubro, em “Postos Aplicadores”, como instituições de ensino superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais e outras instituições interessadas na promoção e difusão da língua portuguesa.

Leia Também
1 De 184

O exame é constituído de parte escrita, que inclui uma produção escrita em língua portuguesa; e parte oral, para avaliar o desempenho na compreensão e produções orais em língua portuguesa, informa o portal do Inep.

Avaliação da proficiência

O Celpe-Bras certifica quatro níveis de proficiência em Língua Portuguesa. Para obter o certificado é preciso alcançar, nas partes escrita e oral, pelo menos o nível intermediário. Quem obtiver pontuação entre 0 e 1,99 não será certificado.

Candidatos cuja pontuação fique entre 2 e 2,75 receberão certificado de nível intermediário. Pontuações entre 2,76 e 3,50 resultarão em certificado de nível intermediário superior. Já os candidatos com pontuação entre 3,51 e 4,25 obterão certificado de nível avançado, e com pontuação entre 4,26 e 5 receberão certificado de nível avançado superior.

Resultado

Os resultados do Celpe-Bras 2019/2 serão divulgados no Diário Oficial da União (DOU) em 12 de dezembro de 2019. O resultado também estará disponível pelo Sistema Celpe-Bras.

A utilização dos resultados individuais do Celpe-Bras para fins de seleção, classificação e/ou premiação não é de responsabilidade do Inep. O Instituto também não fornece atestados e declarações relativas à classificação ou nota.

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.