O Google está trabalhando para dar visibilidade a questões ambientais através de suas ferramentas. Para isso, a empresa apresenta uma página de pesquisa dedicada as mudanças climáticas com abas de “causas”, “efeitos” e “tomar atitude” — alimentadas com dados originados diretamente das Nações Unidas.
Os recursos chegarão primeiramente nos Estados Unidos, onde Google Shopping oferecerá alternativas mais econômicas e sustentáveis ao procurar por aparelhos eletrodomésticos, como lava-louças, fornos, secadores, entre outros.
Enquanto isso, o Google Maps oferecerá rotas ecologicamente corretas e otimizadas para bicicletas, e o Google Maps permitirá que os usuários observem as emissões de carbono estimadas para as viagens planejadas.
Outro ponto importante é uma pesquisa para otimização de semáforos realizada pela empresa que demonstra como reduzir, com a ajuda de uma inteligência artificial, o tempo ocioso e com isso diminuir o desperdício de combustível e a poluição do ar nas ruas.
As primeiras observações de Israel mostraram uma redução de 10 a 20% de combustível e atrasos nos cruzamentos. A empresa testará a função no Rio de Janeiro e também promete levar a novidade para outras cidades.
Carros Elétricos
O Google também apresentou recursos especiais para pesquisas de carros elétricos, facilitando a localização de estações de carregamento e permitindo comparar a eficiência energética dos modelos enquanto demonstra os benefícios de um EV.
Os resultados serão sinalizados com tags verdes para “Elétricos” e “Híbridos”. A novidade também inclui a aba “Carregando”, que apresenta quanto tempo demoraria para carregar e os postos mais próximos do motorista — e ainda permite fazer a comparação com um modelo à gasolina.