Hetrin é destaque estadual em número de doações de sangue

Certificado pelo Hemogo, a unidade de Trindade foi um dos hospitais com maior número de doação de sangue na categoria hospital estadual

0

O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, foi um dos hospitais destaque em número de doação de sangue, na categoria hospital estadual. Os membros do Comitê Transfusional do hospital dedicam-se regularmente a ações de conscientização junto à comunidade de Trindade, enfatizando a importância da doação de sangue como um gesto solidário capaz de salvar vidas. A ação promovida pelo Hemocentro de Goiás (Hemogo) foi realizada em comemoração ao Dia do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro.

Jennifer Fernandes, coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas e membro do Comitê Transfusional, recebeu o certificado em nome do Hetrin. “O certificado simboliza o esforço do comitê e o apoio tanto dos colaboradores quanto da comunidade em geral. O comitê tem desempenhado um excelente trabalho na conscientização sobre a importância da doação de sangue para a população atendida no Hetrin”, ressalta a coordenadora em relação ao trabalho que culminou na conquista do certificado.

O Hetrin, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), estabeleceu diversas parcerias com o Hemocentro de Goiás (Hemogo), com a visita da unidade móvel para a coleta de bolsas de sangue e o cadastro para doação de medula. Essas doações desempenham um papel crucial na manutenção do estoque de bolsas do Hemogo, que abastece 222 unidades de saúde em Goiás. Através das doações voluntárias, o Hemogo é responsável por 90% das bolsas utilizadas nos hospitais públicos do Estado, uma vez que a capacidade de coleta das unidades não é suficiente para atender às demandas.

Leia Também
1 De 399

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em junho deste ano, o Hemocentro, unidade de referência no estado, registrava uma média diária de aproximadamente 130 doadores. Embora seja um número significativo, não é suficiente para atender à demanda do estoque de sangue distribuído aos hospitais públicos do estado. Para suprir essa necessidade, seria preciso contar com, pelo menos, 180 doadores por dia.

Tipos Sanguíneos

O sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, sendo ABO (A, B, AB e O) e o Rh (positivo e negativo). No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são O e A, abrangendo juntos 87% da população. O sangue O Negativo é considerado universal, podendo ser transfundido em qualquer pessoa, sendo amplamente utilizado em situações de emergência pelos hospitais. No entanto, apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo sanguíneo.

É crucial reconhecer que nem todos os tipos sanguíneos são compatíveis, destacando a importância do conhecimento sobre o próprio sangue. Essa informação é fundamental para salvar vidas, uma vez que a transfusão só é possível se houver compatibilidade sanguínea.

Além da transfusão, o sangue desempenha diversos papéis, e cada bolsa pode beneficiar várias vidas dentro do hospital. “O sangue doado é separado em diversos componentes, como plaquetas, hemácias e plasma, permitindo beneficiar mais pacientes com apenas uma bolsa”, como explica o médico do Hetrin, Igor Capeletti.

Como ser doador?

Quando o assunto é doação de sangue, o processo é bastante simples. O voluntário precisa cumprir alguns pré-requisitos, como pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade mediante autorização dos pais) e estar em boas condições de saúde. Os candidatos passam por uma triagem de avaliação para verificar se atendem aos critérios estabelecidos.

A coleta dura, aproximadamente, de 8 a 12 minutos, e o processo completo, incluindo a triagem, leva pouco mais de 30 minutos. É importante lembrar que a retirada não afeta em nada nosso organismo, pois ele se recupera e alcança os níveis normais de sangue em até 72 horas.

Para facilitar o atendimento de quem quer doar sangue e não deseja esperar, o Hemocentro de Goiás conta com o agendamento online que pode ser feito pelo site (https://agenda.hemocentro.org.br/) e também pelo telefone 0800 642 0457 (ligação gratuita).

A doação de sangue é de extrema importância e pode ajudar a salvar até quatro vidas. No Comitê Transfusional do Hetrin, o lema “Seu tipo de sangue é o tipo certo de alguém!” incentiva doadores a vivenciar a oportunidade de oferecer esperança e ajuda para quem mais precisa.

 

 

Assessoria de Comunicação do Hetrin 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons