HMB faz mutirão de gastrotomia para pacientes institucionalizados

Vindos do Cruz Verde, 31 pessoas devem passar por procedimento para receber alimentação por sonda e ter mais qualidade de vida

0

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) recebe 31 pacientes para realização de cirurgia de gastrostomia.  O mais novo tem 7 anos e o mais velho 59. Todos vivem no Hospital Cruz Verde, na Vila Clementino, e apresentam epilepsia, paraparesia, desnutrição, retrações articulares, disfagia e impossibilidade de nutrição por via oral. São complicações típicas da paralisia cerebral, que acomete a maioria, desde a infância.

“Quando o Nathan nasceu faltou oxigênio. Com seis meses eu descobri que ele tinha a paralisia cerebral. E a gente sabe que ele pode se manter estável se for bem cuidado, por isso, hoje o Nathan vai passar por essa cirurgia que é para o bem dele. É para facilitar a vida dele”, contou Mathias de Jesus, 28 anos, que acompanhava o menino de 7 anos. Há um ano ele mora no hospital. “É um aprendizado todos os dias. Tenho uma folga na semana e deixo ela inteira para visitá-lo.”

Na mesma ala, a mãe de outro paciente: Jussara Almeida, de 42 anos, aguardava ansiosa pela saída do filho. José Inácio, hoje com 22 anos, tem paralisia cerebral desde o nascimento. “Foi uma anoxia neonatal, que é quando falta oxigênio, e deixou ele com sequelas muito graves. Foi um baque na época e é difícil até hoje. Ele se alimentava por boca, mas foi perdendo essa capacidade e depende dessa cirurgia para voltar a se alimentar bem”. Há 10 anos o filho de Jussara está internalizado e recebe alimentação por sonda nasal. “É a maior preciosidade que tenho na vida. Há 22 anos aprendo a ser um ser humano melhor.”

Leia Também
1 De 444

Qualidade de vida

Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) proporciona qualidade de vida para pacientes que precisam serem alimentados por sonda | Gastrotomia, unidade gerida por Instítuto de Medicin, Estudos e Desenvolvimento (IMED)
Guilherme de Abreu Silveira, diretor médico do HMB

“A Gastrostomia, além de auxiliar o manejo clínico-nutricional, porque dá mais segurança na administração das dietas, oferece mais qualidade de vida para esses pacientes”, explica Guilherme de Abreu Silveira, diretor médico do HMB que realizou parte dos procedimentos. Segundo ele, ações como essa são importantes para a unidade hospitalar poisdesenvolve nossa capacidade de atuação em diferentes cenários da atenção à saúde”.

O mutirão envolve dezenas de profissionais da saúde: mais de 20 do HMB que, entre equipe médica e de enfermagem, estão envolvidos na ação. No hospital de referência da Zona Norte de São Paulo também foram separados leitos especiais para atendimento, conforto e comodidade para os pacientes e seus acompanhantes. As internações começaram na quinta (4/04), e os procedimentos estão sendo realizados nesta sexta (5) e no sábado (6).

Gastrotomia

A gastrostomia é uma cirurgia realizada para a colocação de um pequeno tubo flexível, conhecido como sonda, através da pele da barriga diretamente até ao estômago, para permitir a alimentação e fornecimento de nutrientes nos casos em que a pessoa não consegue se alimentar pela boca.

Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) proporciona qualidade de vida para pacientes que precisam serem alimentados por sonda | Gastrotomia, unidade gerida por Instítuto de Medicin, Estudos e Desenvolvimento (IMED)
Equipe do Hopsital Municipal da Brasilândia na sala de cirurgia realizando procedimento de gastrotomia. (Foto: Divulgação)/IMED)

Sobre o IMED

Criado em 2013, o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que presta serviços na área de saúde. Atualmente, é responsável pela gestão do Hospital Estadual de Trindade (HETRIN), do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) e do Hospital Estadual de Formosa (HEF), todos em Goiás, além do Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), em São Paulo. A organização é comprometida com o bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades, promovendo gestões eficientes, uso racional de recursos, investimentos em tecnologia e valorização de seus recursos humanos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons