Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano realiza primeira cirurgia torácica por vídeo em paciente com câncer

Foto: Divulgação
0

Procedimento é minimamente invasivo e proporciona melhora mais rápido no pós-operatório

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás no município de Uruaçu, ampliou a assistência aos pacientes e realizou sua primeira cirurgia torácica por vídeo com alta tecnologia. O procedimento inovador foi feito em uma paciente de 35 anos com diagnóstico de câncer primário de pulmão metastático.

Devido à doença, o estado de saúde da paciente sofreu uma série de complicações. Ao chegar no HCN, ela estava com derrame pleural e a equipe médica da unidade constatou a necessidade de uma cirurgia para evitar o agravamento do quadro.

Leia Também
1 De 386

Em casos considerados de alta complexidade, a videocirurgia é a mais adequada e indicada, pois, muitas vezes, as pessoas se encontram debilitadas e o procedimento é minimamente invasivo. Além disso, a recuperação no pós-operatório tende a ser bem mais rápida, conforme explica a médica cirurgiã torácica, Kellly Vitallino, responsável pela coordenação da cirurgia realizada na paciente no HCN.

“Assim como a cirurgia robótica, o procedimento cirúrgico por vídeo é muito pouco invasivo. Existem bem menos danos ao paciente, ele sente menos dor, a resposta metabólica ao trauma é menor. Então, a recuperação é mais rápida e melhor em vários sentidos se comparada a uma cirurgia aberta”, afirma a especialista.

Impactos gerais

A médica ainda ressalta que, além da implantação desta nova tecnologia no HCN trazer inúmeros benefícios à saúde da população goiana, o procedimento também irá melhorar a logística de atendimento do Hospital em muitos aspectos. “Como a recuperação do paciente no pós-operatório é mais rápida, existe todo um contexto tanto em relação às vantagens para o bem-estar dos pacientes, inclusive na redução do tempo de internação”, pontua.

Ela completa: “O procedimento melhora o universo hospitalar como um todo, pois, com a alta mais rápida, haverá mais rotatividade de pacientes e, consequentemente, mais leitos disponíveis para a população”, esclarece.

Novidades

A direção da unidade ressalta que a implementação de novos procedimentos tecnológicos é fundamental para elevar ainda mais o padrão e a eficácia no atendimento dos pacientes. Por isso, é uma iniciativa constante no complexo hospitalar: “Sabemos que as novas tecnologias são essenciais para a melhoraria e a otimização em serviços de saúde. Estamos sempre em busca de modernizar nossos sistemas na assistência ao bem-estar da população de Uruaçu e de cidades do entorno”, destaca Getro de Oliveira Pádua, diretor-geral do Imed, organização social que administra o HCN.

Nesse sentido, o diretor assistencial do hospital, João Batista da Cunha, reforça que neste ano haverá muitas novidades que o HCN implementará em atendimento ambulatorial e internação. “Recentemente, tivemos a inauguração de leitos de clínicas psiquiátricas e UTI Pediátrica. Para os próximos meses, já temos novas perspectivas”, encerra.

Assessoria de Comunicação:

Wanderley Ribeiro

E-mail: wandyribeiro@ecco.inf.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons