Museu retrô do HEF comemora a 3ª Semana da Enfermagem

Ação foi realizada para acolher, cuidar e reconhecer o trabalho dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem da unidade

0

O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade de saúde do Governo de Goiás com gestão do IMED (Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento), comemorou recentemente a 3ª Semana da Enfermagem. Com o tema Resgatando a Essência da Enfermagem, a data foi celebrada com a reprodução do ambiente de um museu para que todos os profissionais se lembrem das principais teorias da enfermagem.

O “Museu Temático de Enfermagem do HEF” contou com um cenário retrô, com banners idealizados e colocados em prática por equipes de enfermagem de cada setor do hospital, trazendo um pouco da história de cada teorista da área. Quem passava pelo local, vivenciava uma verdadeira viagem no tempo, conhecendo curiosidades sobre como era a profissão em séculos passados.

Além da exposição, foram disponibilizadas provas para envolver as equipes. Na primeira etapa os profissionais se reuniram para preparar uma obra de arte digital envolvendo a teoria e sua respectiva teorista. Na segunda etapa, todos os participantes tiveram que responder um quiz online com perguntas voltadas sobre sete teorias e conhecimentos gerais da enfermagem. Ao final, os grupos realizaram uma apresentação utilizando métodos de cuidados associados a cada teoria e foram avaliados pela gerência e direção.

Leia Também
1 De 385

“A iniciativa teve como objetivo elevar a interação entre os funcionários para um momento de conhecimento, descontração e reflexão. Os funcionários de todas as áreas do HEF foram convidados a conferir nossa exposição no seu momento de intervalo”, ressalta a diretora do HEF, Ana Brito.

Além dos colaboradores do hospital, a exposição também contou com a presença de acompanhantes e pacientes que estavam internados na enfermaria da unidade. Eles foram até a recepção do HEF para conferir, de perto, toda a produção visual e informacional.

Os vencedores da 3ª Semana de Enfermagem foram, em 1° lugar, a equipe do Alojamento Conjunto e Clínica Obstétrica. Em 2° lugar a área de Clínica Médica e em 3° lugar o Núcleo Interno de Regulação (NIR).

A Gerente de Enfermagem, Kely Cory, parabenizou a ação e agradeceu todo o esforço, dedicação, cuidado e amor da equipe de enfermagem. “Temos uma equipe maravilhosa, que trabalha com dedicação, comprometimento, carinho e humanização. Queremos que saibam o quanto são valorosos.”

 

Teorias de Enfermagem

Com o desenvolvimento da educação em enfermagem, a necessidade de categorizar o conhecimento levou ao desenvolvimento da teoria de enfermagem para colaborar com a prática. A teoria de enfermagem é definida como uma estruturação criativa e rigorosa de ideias, que projetam uma visão tentativa e sistemática dos fenômenos. Dessa forma, os enfermeiros conseguem desenvolver conhecimentos relevantes para melhorar, ainda mais, o atendimento aos pacientes.

As teorias apresentadas no Museu Temático de Enfermagem do HEF foram baseadas em autores clássicos e de suma importância para a área da enfermagem, como a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta, Teoria do Cuidado Transcultural de Madeleine Leininger, Teoria Ambientalista de Florence Nightingale, Teoria do Modelo Adaptativo de Callista Roy, Teoria das Relações Interpessoais de Hildegard Peplau, Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem e Teoria do Alcance de Metas de Imogene M. King. As teorias auxiliam no desenvolvimento da enfermagem na formulação de crenças, valores e objetivos.

 

Veja mais imagens clicando aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons