IMED promove campanha social Doação Amiga

Parcela do Imposto de renda pode ser direcionada para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade

0

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED deu início à Campanha Doação Amiga, conscientizando seus colaboradores sobre a possibilidade de doação do imposto de renda devido. Ou seja, ao invés de todo seu imposto ir diretamente para o governo, as pessoas podem destinar essa parte para uma entidade que escolher, sem qualquer custo adicional.

A iniciativa social foi articulada pela Diretoria de Sustentabilidade do Instituto, junto com equipe jurídica e de comunicação, fortalecendo o pilar Social da organização. Ao apoiar projetos locais nos municípios onde o IMED atua, os profissionais podem ajudar a empoderar esses grupos sociais mais vulneráveis, atuando com respeito à diversidade, equidade e inclusão, com maior responsabilidade social e exercendo um ato de cidadania.

A ação acontece no Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), Hospital Estadual de Formosa (HEF), Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) – todos em Goiás – e no Hospital da Brasilândia, em São Paulo, unidades administradas pelo IMED, com o intuito de incentivar os contribuintes a destinarem parte do seu Imposto de Renda a projetos que viabilizem os direitos e bem-estar da população infanto-juvenil e da terceira idade.

 

Leia Também
1 De 466

As doações podem ser realizadas durante o preenchimento da declaração completa do imposto de renda e servem para a manutenção das ações desenvolvidas por instituições e associações que já atendem crianças, adolescentes e idosos em vulnerabilidade social e suas famílias. As entidades beneficiadas possuem projetos chancelados nos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho de Direitos dos Idosos. Os projetos atuam em medidas protetivas em diversas áreas, como educação, saúde e lazer.

 

Como funciona?

É rápido, fácil, seguro, não há custos e ajuda a quem mais precisa e pode mudar a vida de milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade.

Para participar, basta o declarante optar pela declaração completa e após todo o preenchimento da declaração, optar por um novo pagamento e selecionar “Doações diretamente na declaração”. O valor disponível para doação total é de 6%, podendo ser 3% para cada Conselho. Você deve selecionar essa opção durante o cadastro e selecionar para qual Estatuto a doação será feita, e qual Conselho: da Criança e do Adolescente ou do Idoso, destinando 3%. Após selecionar a opção escolhida, é preciso selecionar “Doações a Fundos Municipais” em tipos de fundos e selecionar o estado e a cidade, preencher o valor a pagar com a quantia indicada na tela e depois salvar para gerar um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). É só clicar em “OK” e repetir o processo para doar os outros 3% para o outro Conselho.

 

Quanto custa para fazer essa doação?

O processo final é gratuito. Apesar do contribuinte precisar pagar as taxas geradas pelo DARF durante a doação, no final, essa ação não onera o bolso do participante. Isso porque se você tem imposto a pagar, o valor pago pelas guias será reduzido do imposto devido. E se você tiver imposto a ser restituído, o valor das guias retornará para o seu bolso somado à quantia que será restituída.

 

Todos podem participar?

Todo o declarante de Imposto de Renda Pessoa Física que opta pela declaração completa pode participar e direcionar parte dos impostos diretamente para esses fundos, ajudando essa parcela da população.

 

 

Assessoria de Comunicação do IMED

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons