Instituto de Pesquisas Ecológicas lança série sobre Sistemas Agroflorestais

As videoaulas gratuitas beneficiam, principalmente, os pequenos produtores

0

O IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) lançou uma série de videoaulas gratuitas sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs). Em quatro módulos, os técnicos do Instituto explicam a pequenos produtores rurais como eles podem realizar o sistema de plantio, quais os benefícios socioeconômicos que ele traz e como esse modelo também é importante para a biodiversidade.

Modelo produtivo

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs), têm se destacado como modelos produtivos que potencializam a produção agrícola de forma sustentável. Há mais de 20 anos, o IPÊ trabalha com esse sistema no Pontal do Paranapanema, junto a assentados rurais, em uma área de grande impacto para a proteção da Mata Atlântica e toda a sua biodiversidade.

Leia Também
1 De 184

Os projetos direcionados para esse sistema já renderam resultados importantes ao longo dos anos como: levar benefícios socioeconômicos a mais de 200 pessoas, contribuir com a segurança alimentar de famílias por meio da produção agroecológica e ajudar na formação do maior corredor reflorestado de Mata Atlântica, que beneficia espécies da fauna.

Paisagem sustentável

Os SAFs estão alinhados com os objetivos do Instituto de Pesquisas Ecológicas de pensar e implementar, junto com a comunidade, uma paisagem mais sustentável para o Pontal do Paranapanema. Nessa linha, atualmente, o Instituto desenvolve os projetos Café com Floresta e Sistemas Agroflorestais para Agricultura Familiar como Corredores de Biodiversidade.

As videoaulas têm o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II (PDRS), Banco Mundial e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. As aulas podem ser acessadas aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.