Live debate o papel da pesquisa agropecuária no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Oriental

A live ocorre dia 15/06, às 15h, com transmissão no canal da Embrapa no Youtube

A live ocorre dia 15/6, às 15h, no canal da Embrapa no Youtube
0

Na próxima segunda-feira (15), a Embrapa Amazônia Oriental dá início a uma série de lives que irá debater qual o papel da pesquisa agropecuária na conquista das metas propostas pela Agenda 2030, definida em 2015 pelas Nações Unidas (ONU), e que estabeleceu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse primeiro encontro virtual quer revisitar os ODS na Embrapa e discutir sobre as ações e projetos em curso para atingi-los na Amazônia Oriental. A live ocorre às 15 horas, com transmissão no canal da Embrapa no Youtube (www.youtube.com/embrapa).

A pesquisadora Tatiana Sá, da Embrapa Amazônia Oriental, uma das autoras dos e-books da Empresa sobre os ODS, fará a mediação. Participam como convidadas as também pesquisadoras Joice Ferreira, Michelliny Bentes e Maria Rosa Travassos, que avaliam de que forma os projetos desenvolvidos podem gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária na região e contribuir assim, para o alcance das metas. Integra ainda o grupo de convidados, Daltro Paiva, analista Socioambiental do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), que trará a visão da sociedade civil organizada sobre o tema.

O encontro sobre pesquisa agropecuária 

Tatiana Sá explica que esse encontro dá inicio a uma série de debates previstos para acontecer até o final do ano, nos quais se abordarão diversas temáticas e projetos com rebatimento direto para o alcance dos ODS. Para agosto, os Sistemas Agroflorestais (SAFs) serão o centro dos debates. Já em outubro, o mês da alimentação, a conversa se dará em torno de  segurança e soberania alimentar. Outros tema ainda serão construídos coletivamente para a inserção na agenda das lives e posteriormente informados.

Para esse primeiro bate-papo virtual, a pesquisadora adianta que além dessa análise dos projetos, haverá uma provocação coletiva sobre como a ciência e a pesquisa podem e devem atuar em situações de urgência, que ela chamou que fenômenos singulares, e que exigem uma rápida tomada de decisão para auxiliar na resolução de problemas imediatos, mas também de médio e longo prazo.

Tatiana citou como exemplo a pandemia da Covid-19 que tem exigido de governos, sociedade e da ciência, respostas para a retomada da produção, de combate à fome, sustentabilidade, temas propostos em cada um dos 17 ODS.

A Embrapa e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Uma série de publicações composta por 18 e-books foi organizada pela Embrapa e abordam como a atuação da Empresa está vinculada a cada um dos 17 ODS.

Os livros digitais revelam como o trabalho da pesquisa agropecuária e a produção de alimentos está alinhada à geração de inovação sustentável no campo, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e suspensibilidade do Planeta.

 - A live ocorre dia 15/6, às 15h, no canal da Embrapa no Youtube.

Contatos para a imprensa:

Mais informações sobre o tema:

Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

FONTE: Embrapa Amazônia Oriental | Por Kélem Cabral (MTb 1981/PA)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons