Mapa interativo permite escutar as línguas e sotaques do mundo

A tecnologia foi desenvolvida pelo ex-engenheiro de software da Microsoft, David Ding

0

As variações linguísticas e, principalmente, de sotaques são uma grande marca da diversidade das culturas dos países, estados e regiões. Se você mora, por exemplo, no Rio de Janeiro e vai para o Nordeste, já começa a perceber uma mudança no jeito de falar, tanto no sotaque quanto no vocabulário. Pensando nisso, o ex-engenheiro de softwares da Microsoft, David Ding, desenvolveu um mapa interativo on-line que permite ouvir trechos de falas de diversas regiões do mundo todo. Trata-se de uma ferramenta gratuita e para quem ama as línguas e tem curiosidade sobre como elas são ao redor do mundo ou, simplesmente, para quem está aprendendo determinado idioma.

O nome do site é Localingual e nele é possível comparar e escutar o sotaque de um francês de Paris ou de Québec, no Canadá, por exemplo. Os diversos sotaques regionais são gravados e enviados voluntariamente por pessoas de diferentes países e subdivisões. Mesmo com 18 mil gravações, ainda há locais sem nenhum áudio.

Para ouvir os áudios, basta entrar no site e dar um zoom na imagem disponível para escolher entre as divisões administrativas internas ou cidades destacadas. Do lado esquerdo da tela, clique no botão “listen to voices from this region” e uma aba com diversas frases será disponibilizada. Clique na figura de preferência (homem ou mulher) e ouça o som das vozes locais.

Leia Também
1 De 109

Para conferir o mapa, clique aqui

Fonte: História no Paint por Nota Terapia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons