Plataforma de gestão automatizada monitora a saúde de pneus

O Savetyre, sistema de gestão de pneus por meio de identificação por radiofrequência, a cada ano atinge um nível mais robusto de automação

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Há 10 anos em evolução, o Savetyre, plataforma de gestão de pneus por meio de identificação por radiofrequência, a cada ano atinge um nível mais robusto de automação. Atualmente, essa solução eletrônica possibilita ao cliente uma gestão eficiente da sua frota de caminhões, processo que pode aumentar a vida útil da borracha em até 30%.

Tecnologia de ponta

“O sistema hoje coleta de forma automática até 13 variáveis como pressão, temperatura e até os quilômetros rodados pela carreta desde a última medição”, afirma o engenheiro mecânico e matemático José Caruso Gomes, dono da Saveway, empresa criada por ele em Campinas ao lado do sócio, o economista Antônio João Moreno.

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“A principal avenida que estamos trilhando agora é melhorar cada vez mais a coleta automática dos dados dos pneus e do próprio caminhão, sem a necessidade da digitação dos dados pelo operador do sistema”, afirma Gomes. Esse processo, ele explica, faz com que a obtenção das informações para posterior análise caia de 40 minutos aproximadamente para menos de 10 minutos.

Plataforma

O funcionamento da plataforma automatizada funciona por radiofrequência. A etiqueta implantada nos pneus faz a comunicação com os equipamentos por meio de antenas. Os registros coletados englobam até as medidas das profundidades dos sulcos da borracha.

De acordo com o empresário, o sistema desenvolvido em Campinas faz a gestão de frotas de grandes empresas que contam até com 11 mil pneus. “Por isso, aumentar a capacidade de gerir os dados é um dos nossos principais objetivos”, afirma.

Clientes

Entre os clientes da empresa estão companhias das áreas do agronegócio e da mineração. As principais expectativas dos clientes são otimizar o uso dos diferentes tipos de pneu e, de forma indireta, economizar combustível. “Com informações precisas para as tomadas de decisão, a redução no investimento com pneus pode chegar a 30%, segundo estimativas feitas com base em dados reais”, ele sublinha.

“Existe a operação do agronegócio, da mineração, a rodoviária e a urbana, por exemplo, onde nosso sistema funciona bem. A grande questão é sempre indicar qual pneu oferece a melhor relação custo por quilômetro rodado em cada uma das operações da empresa” diz Gomes.

Contribuição da Fapesp

Para chegar ao sistema atual, a Saveway contou com o apoio da FAPESP em todas as fases de evolução técnica da inovação tecnológica.

No primeiro projeto de pesquisa submetido ao Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) a empresa desenvolveu uma etiqueta eletrônica – ou tag – dotada de tecnologia por radiofrequência resistente a toda a vida útil do pneu. A tag foi desenvolvida na carcaça do pneu e não pode ser removida ou retirada.

Na segunda fase do projeto, também com o apoio do PIPE FAPESP, o sistema de automação para a coleta de dados do pneu começou a ganhar corpo.

Na terceira fase, com o apoio do PIPE-PAPPE Subvenção – resultado de parceria entre a FAPESP e Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) –, encerrada em janeiro deste ano, o projeto “Plataforma RFID com sensores de pressão e temperatura passivos para identificação, gestão e aquisição de dados de pneus Savetyre v3.0” transformou ainda mais o produto. Com maior presença da automação, os gestores passam a ter mais certeza de que os relatórios gerados pela plataforma condizem com a realidade vivida pelos caminhões.

Fonte: Fapesp

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