Projeto de cientistas brasileiros lança crowdfunding voltado à inclusão social na ciência

Campanha da Iniciativa Proxima quer impulsionar a participação de acadêmicos e estudantes em simpósio com pesquisadores internacionais e em programas de desenvolvimento de carreira

0

São Paulo, Outubro de 2023 – A Iniciativa Proxima, uma organização criada por cientistas brasileiros apoiada à Universidade de Yale, lançou uma campanha de crowdfunding destinada a garantir a participação de estudantes de ciências biológicas e biomédicas no Proxima Symposium, conferência que ocorre entre os dias 11 e 13 de dezembro em Porto Alegre, reunindo cientistas e pesquisadores de todo o mundo.

A campanha de crowdfunding visa financiar jovens cientistas de todo o território nacional, que, de outra forma, não poderiam custear suas despesas de acomodação e transporte até a capital gaúcha. Ao abrir as portas para toda a comunidade científica, a organização almeja fortalecer sua capacidade de impacto e transformação social.

“Estamos entusiasmados com esta campanha e convidamos todos a se juntarem a nós nessa jornada para promover uma mudança positiva. Doações de qualquer montante nos ajudarão. A cada R$ 2.500,00 arrecadados, podermos impulsionar o sonho científico de um estudante do Brasil que nunca teria a oportunidade de participar de um encontro como esse”, afirmou Marcelo Dietrich, professor associado da Escola de Medicina de Yale e fundador da Iniciativa Proxima. “Nós acreditamos que as soluções para os desafios globais estão ao nosso alcance, mas para isso é necessário garantir a participação de todos os talentos que temos à disposição.”

Leia Também
1 De 386

A meta da campanha é conquistar R$ 250.000,00 e, com isso, levar até 100 estudantes carentes do Brasil para o simpósio. As verbas extras serão utilizadas para financiar os programas de desenvolvimento de carreira destinados a jovens cientistas brasileiros coordenados pela Iniciativa Proxima.

A organização foi fundada em 2020 com o objetivo de diminuir as desigualdades de oportunidades na comunidade científica do Brasil, que são multifacetadas e manifestam-se de várias maneiras.

Elas incluem não apenas fatores como gênero e raça, mas também a representação de indivíduos com diferentes origens socioeconômicas e culturais. Estas disparidades não são apenas injustas, mas também prejudicam o avanço da ciência e a disseminação do conhecimento científico.

Após contribuir para a formação de quase 250 estudantes em seus programas de desenvolvimento de carreira, a iniciativa agora organiza o evento presencial, o Proxima Symposium, que ocorre desde 2014 em Porto Alegre, buscando promover e apresentação de pesquisas e discussão entre participantes e cientistas de renome,  do Brasil e do exterior, como o pesquisador em neurologia Eduardo Zimmer, professor de farmacologia na UFRGS, e o cientista molecular português Luis Saraiva, do Sidra Medicine, instituto de pesquisa baseado no Catar, que virá ao Brasil discutir o tema de sequenciamento de próxima geração e a ciência ligada a medicina de alta precisão.

A campanha de arrecadação vai até o dia 2 de dezembro e é possível contribuir com qualquer quantia através do site doare.org. Essa campanha ocorre em parceria com o Fundo do Amanhã, que procura dar apoio a projetos que buscam melhorias sociais. Além do Proxima Symposium, a Iniciativa Proxima também oferece o Yale-Proxima Mentorship Program, programa anual de mentoria virtual, que visa inspirar e qualificar jovens para atuarem no mais alto nível das pesquisas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons