Aprendiz no Agronegócio conquista a marca de mil jovens em atuação no campo

Centro de Integração Empresa-Escola aposta na capacitação e rejuvenescimento da mão de obra no setor

0

Lançado pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE em 2019, o arco de aprendizagem no Agronegócio comemora uma marca importante: já são mil os jovens inseridos no programa, que visa renovar a mão de obra no campo e atender a crescente demanda do setor agrícola. O objetivo é, até o final de 2020, a abertura de mais de três mil oportunidades.

Presença jovem no campo

“O agronegócio abraçou a aprendizagem, e o programa Aprendiz no Agronegócio, em menos de um ano, já é uma realidade no setor”, afirma Mateus Rubiano, Supervisor de Agronegócio do CIEE. De acordo com Rubiano, a tendência é que a presença do jovem na área seja cada vez maior, uma vez que a continuidade e aproveitamento do capacitado nas áreas de produção de uma agroindústria é maior do que em outros setores, como o administrativo, por exemplo.

Leia Também
1 De 466

Outro ponto a ser destacado nesses mil aprendizes é a força feminina de trabalho. “Temos empresas parceiras que estão muito satisfeitas com atuação e interesse das meninas no campo. Isso quebra um paradigma”, comenta, sobre os 35% dos contratos correspondentes a aprendizes do sexo feminino.

Setor

O Brasil tem uma relação estreita com esse que é um dos principais propulsores da economia. No final de 2019, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou, para cima, o incremento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário. A previsão anterior, de crescimento de 0,5% em 2019, foi revisada para 1,4%. No caso de 2020, a projeção é um crescimento de 3,2% a 3,7%. Ou seja, uma área em franca expansão, que demanda cada vez mais mão de obra qualificada para atuação no campo.

Aprendiz Agronegócio

Os programas do CIEE voltados para o setor do agronegócio são três: Arco do Agronegócio, Mecanização Agrícola e Indústria da Carne. Com atividades práticas que vão ao encontro dos anseios das principais cadeias produtivas, os jovens aprendizes são envolvidos em todas as etapas do processo com a devida supervisão dos gestores diretos, estando aptos a realizarem as funções de forma plena ao final da capacitação. Destaque para a tecnologia presente no ramo e a chamada Agricultura 4.0. Além disso, visa a importância de se ter jovens em atuação – uma geração que, além de oxigenar a força de trabalho, adere facilmente a inovações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.