Einstein passa por transformação digital com foco na experiência do paciente

ProXper Health, uma solução exclusiva da empresa brasileira, reúne dados e serviços estratégicos, contribuindo diretamente para o aumento dos níveis de excelência de organizações de saúde como o Einstein

0

07/08/2023 – Alinhado às principais tendências mundiais do setor hospitalar, organizações de saúde de referência do país estão investindo em soluções com esse propósito. É o caso do Einstein, considerado o melhor hospital da América Latina em 3 especialidades (ranking 2023), que adotou a solução ProXper Health no último ano.

Desenvolvido pela Evolutix, o ProXper Health permite às instituições de saúde aprimorar o monitoramento de pacientes e melhorar a eficiência no suporte à tomada de decisão a partir de dados relevantes. Assim como ocorre em outros setores, caso da indústria e até da agropecuária, o segmento hospitalar está focado em incrementar a assistência ao paciente a partir do monitoramento de indicadores de gestão, garantindo uma melhor experiência no tempo de internamento.

Com a presença de tecnologias como big data, analytics, inteligência artificial e internet das coisas (IoT), os leitos inteligentes auxiliam a melhorar a experiência dos pacientes e a gestão estratégica e hospitalar, beneficiando os processos de suporte e administrativos. Por meio de dados estratégicos, as equipes de atendimento podem agir de forma preventiva, evitando o agravamento de quadros e melhorando a tomada de decisões em prol do bem-estar de pacientes.

Leia Também
1 De 386

“Trata-se de uma solução que visa elevar em muito a qualidade da experiência do paciente durante seu período de internação, por meio de uma suíte de serviços que vai desde comodidades como automação dos leitos e serviços de TV e streaming até a possibilidade de realizar pedidos diversos, visualizar seu prontuário, consultar planos e metas de tratamento, visualizar exames, responder pesquisas, e muito mais”, explica André Santini, Cliente Success da Evolutix.

“Sob a ótica da equipe assistencial, há uma mudança de paradigma totalmente disruptiva, com a implantação de controle das atividades relacionadas ao leito, gestão de nível de serviços das áreas de apoio e tratamento do nível de satisfação. Tudo isso contribui fortemente para a melhoria global do desempenho da instituição, o que se traduz em maior giro dos leitos, aumento de controle e de maior sustentabilidade para o setor”, ressalta Santini.

Estima-se que mundialmente, entre os hospitais, os designados leitos 360º ou inteligentes devem crescer a uma taxa anual de 7,6%. Seu mercado movimentava US$ 411 milhões em 2020 e deve atingir US$ 740,6 milhões em 2028, de acordo com a consultoria Grand View Research.

Investimento em inteligência artificial como alvo

O Future Health Index 2022, desenvolvido pela Philips, demonstrou que a inteligência artificial estava no topo dos investimentos em tecnologia feito pelos executivos da área hospitalar. Mais de 8 a cada 10 gestores (85%) viam essa aplicação de recursos como necessária no país contra uma média de 39% no restante do mundo. No ano passado, 72% dos executivos afirmaram priorizar o investimento em IA em suas organizações.

A tecnologia se torna uma aliada do paciente em sua experiência enquanto estiver no leito. É possível oferecer uma experiência digital superior à de um hotel, integrando diversos dispositivos, permitindo o acompanhamento de streamings favoritos, entre outros pontos. A tecnologia pode ser um grande e decisivo aliado no bem-estar do paciente, na proximidade dos familiares, o que em última análise contribui para a redução da ansiedade e a ampliação da sensação de acolhimento.

“Pode soar exagerado, mas o empoderamento do paciente, o aumento dessa sensação de bem-estar, conforto e tranquilidade propiciados pela tecnologia contribuem significativamente para a recuperação dos pacientes”, afirma Santini.

Dados que auxiliam na tomada de decisões

A solução de leitos 360º é capaz de prover dados que capacitam as equipes assistenciais a tomar as melhores decisões no que se trata do cuidado do paciente. Dados como taxa de ocupação, intervalos até a alta e até mesmo pesquisas realizadas com os pacientes estão sempre à mão, permitindo entender e aperfeiçoar continuamente o atendimento.

Além de conseguir acompanhar informações em tempo real dos pacientes em dispositivos como tablets ou smartphones, um sistema dedicado aos leitos inteligentes promove a integração entre diferentes equipes, melhorando a performance do hospital como um todo, antecipando situações que requerem intervenção, o que impacta positivamente na percepção de seus pacientes.

Nessa área, o Brasil parece estar à frente do restante do mundo quando se trata da coleta digital de dados de pacientes. O relatório da Philips mostra que 71% dos entrevistados alegam coletar e armazenar essas informações em ambientes clínicos, contra 42% de média global.

Os pilares de um hospital do futuro

Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte mostrou que o futuro do atendimento dos hospitais está fundamentado em cinco pilares. Uma solução como o ProXper Health coloca organizações de saúde, como o Einstein, na rota das boas práticas relacionadas ao uso da tecnologia em prol do paciente:

–              Redefinição da assistência, incluindo novas tecnologias digitais que melhorem a tomada de decisão de gestores e o uso de dispositivos específicos para melhorar a tomada de dados;

–              Oferecer uma experiência digital ao paciente, a partir de ferramentas de inteligência artificial ou de personalização do atendimento, caso de uma TV interativa, para trazer mais conforto e comodidade ao paciente;

–              Atenção especial às pessoas, deixando que a tecnologia opere em tarefas repetitivas e de documentação, enquanto as equipes focam no bem-estar de pacientes;

–              Aumento da eficiência operacional a partir da adoção de tecnologias no fluxo de processos e automação na gestão de operações e no BackOffice;

–              Projetos de cura e bem-estar, atendendo tanto as demandas de pacientes quanto da equipe, enfatizando cuidados relacionados com a medicina preventiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons