A cidade de Água Clara, no Mato Grosso do Sul, de 15 mil habitantes, está prestes a tornar-se a Capital Estadual do MDF. O projeto de lei 86/2019, do deputado Zé Teixeira (DEM), foi aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa do Estado no dia 21 de maio, com 19 votos favoráveis. Para que o título seja atribuído ao município, o texto depende de outra votação – ainda sem dada prevista – para ser aprovado. Após a segunda votação, o projeto deverá ser sancionado pelo governador do estado para tornar-se lei. A homenagem se deve à inauguração de uma fábrica da GreenPlac na cidade. Trata-se de uma empresa do Grupo Asperbras, de José Roberto Colnaghi.
O Projeto
A justificativa da lei decorre da instalação da GreenPlac no município. A empresa iniciou suas atividades em Água Clara em julho de 2018 e transformou a economia local com a criação de mais de 800 empregos – entre diretos e indiretos –, e o fortalecimento do comércio – com novos restaurantes, bares e supermercados. Além disso, houve um grande aquecimento no mercado imobiliário. “O Grupo Asperbras inaugurou naquele município o seu mais novo empreendimento, com investimentos fabris de ordem de R$ 600 milhões, o maior feito pelo Grupo do país em seus 52 anos de atuação”, afirma a justificativa do deputado Zé Teixeira.
A indústria processa 250 mil metros cúbicos por ano e futuramente, deverá instalar uma segunda linha de produção, que acrescentará cerca de 600 mil metros cúbicos de MDF por ano. Também foram investidos outros R$ 75 milhões no plantio de eucaliptos próprios, em um controle de manejo em 12 mil hectares, acrescenta.
Inovação na produção de MDF
A chegada da GreenPlac no Mato Grosso do Sul representa a introdução da mais moderna tecnologia mundial de produção de MDF, desenvolvida pela empresa alemã Siempelkamp. A planta industrial está instalada em uma área de 510 mil metros quadrados, sendo que já está prevista a implantação de uma segunda linha.
A unidade GreenPlac em Água Clara é ambientalmente responsável, pois utiliza madeira de reflorestamento de plantações próprias e energia elétrica produzida por uma usina de biomassa, também própria. A fábrica reaproveita seus efluentes e emprega água da chuva em seu processo produtivo.
A Usina Termelétrica de Guarapuava (PR), do Grupo Asperbras, utiliza rejeitos de eucalipto da indústria moveleira e produz praticamente a mesma quantidade de energia elétrica consumida pela GreenPlac. Essa produção é comercializada no mercado local do Paraná, gerando recursos para a compra de quantidade equivalente no mercado do Mato Grosso do Sul.
A GreenPlac tem participado das principais feiras da indústria moveleira e decoração, como a MovelPar e FIMMA. No final de maio, a companhia fará sua estreia na CASACOR SP, um dos mais importantes eventos de arquitetura e decoração do mundo.