Nos últimos anos, o palete conquistou o coração de quem gosta de uma decoração mais rústica. Além de ser um material reaproveitável, tem um bom custo benefício. Pensando nessa nova tendência, a CocoPallet Internacional – empresa de origem holandesa – decidiu desenvolver um produto 100% biodegradável feito a partir da casca do coco. Eles substituem paletes de madeira e evitam o corte e o transporte de milhões de árvores – segundo a empresa, 1,7 bilhões de paletes de madeira são produzidos anualmente, causando um uso desnecessário de aproximadamente 200 milhões de árvores por ano.
Produção
A empresa dispensa o uso de resinas sintéticas para a produção dos paletes – no lugar é utilizada uma macromolécula chamada lignina como um aglutinante natural. Todo o processo de fabricação da CocoPallet é livre de pesticidas e aditivos, o que resulta em um produto biodegradável. Isso significa que apesar de ser feito para a exportação, quando estiver desgastado e sem uso, pode ser triturado, reciclado ou compostado – inclusive, a empresa está desenvolvendo maneiras de usar os paletes como fertilizantes para o solo.
Matéria-prima
O coqueiro não é chamado de “árvore da vida” por acaso. Ele fornece alimento e água, além de recursos para produzir materiais de construção, coberturas, produtos de beleza e combustível. O óleo de coco virgem, inclusive, é considerado um dos mais saudáveis por suas inúmeras propriedades benéficas. A produção de palete a partir da casca de coco é só mais uma oportunidade criada para auxilar na manutenção do meio ambiente.
Agricultores locais
A empresa compra casca de coco dos agricultores, criando uma renda extra na base da pirâmide. “Os fazendeiros param de queimar as cascas de coco, o que produz a poluição no ar. Nossos CocoPallets substituem os paletes de madeira e menos árvores precisam ser cortadas para esse fim”, explica a empresa.
Sem perder a qualidade de resistência, os paletes de coco também ocupam menos espaço, sendo mais compactos. Uma pilha de 20 paletes ecológicos mede cerca de 0,75m de altura, enquanto uma pilha de 20 paletes normais mede 2,70m.
Outro ponto interessante, é que a empresa usa biomimética (estudo das estruturas biológicas) em seus projetos. “A ideia central é que a natureza já resolveu muitos dos problemas com os quais estamos lutando. Animais, plantas e micróbios são os engenheiros mais inteligentes no desenvolvimento de estruturas, superfícies, processos”, explica a companhia em seu site.
Com informações de: Ciclo Vivo