Empresas apostam na sustentabilidade como forma de superar a crise

Da competição à comunicação, são inúmeros os desafios aos negócios sustentáveis. Aqui uma lista de ações para superar estes desafios.

Empresas se preparam para a década de 2020 | Foto: Latin American Quality Institute / DINO
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A sustentabilidade está se tornando mais importante para todas as empresas, em todos os setores.
Em recente pesquisa, realizada por Latin American Quality Institute com executivos de 19 países, 67% consideram necessária uma estratégia de sustentabilidade para serem competitivos hoje, e outros 22% apostam na sustentabilidade como futuro.

“Simplificando, a sustentabilidade é uma abordagem comercial para criar valor de longo prazo, levando em consideração como uma determinada organização opera no ambiente ecológico, social e econômico. A sustentabilidade é construída com base no pressuposto de que o desenvolvimento de tais estratégias promove a longevidade da empresa.”, afirma Daniel Maximilian Da Costa, fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute.

Conforme as expectativas sobre a responsabilidade corporativa aumentam e a transparência se torna mais prevalente, as empresas estão reconhecendo a necessidade de atuar na sustentabilidade. Comunicações profissionais e boas intenções não são mais suficientes.

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À medida que as empresas se preparam para a década de 2020, elas devem se preparar para as consequências das mudanças climáticas, o surgimento de tecnologias disruptivas e novos modelos de negócios e enormes demandas por transparência das partes interessadas – de investidores a funcionários. Uma nova abordagem colaborativa entre as funções de sustentabilidade e qualidade pode ajudar a impulsionar estratégias mais fortes e sustentáveis para tornar os negócios mais resilientes para as mudanças que estão por vir.

“Algumas das tendências mais marcantes em sustentabilidade nos últimos anos tem sido a demanda das empresas para ajudá-las a alinhar as estruturas de sustentabilidade ao dia a dia da gestão do negócio. Este trabalho provou ser altamente eficaz em ajudar nossas empresas membros a integrar sustentabilidade, abordar pontos cegos e desenvolver estratégias mais robustas.”, completa Da Costa.

O executivo sugere uma lista de ações práticas e de aplicação imediata em qualquer tipo de negócio:

– Use a sustentabilidade como um exclusivo diferencial competitivo

Os consumidores procuram cada vez mais comprar produtos sustentáveis de origem ética, especialmente no setor alimentar. As marcas devem usar sua sustentabilidade como um ponto de diferença para incentivar as vendas.

– Pense a longo prazo

Uma das principais barreiras culturais na sustentabilidade é o foco nos indicadores-chave de desempenho e orçamentos de curto prazo. Uma empresa sustentável precisa encorajar todos aqueles com quem trabalha a buscar e recompensar resultados de longo prazo. Essa ideia talvez seja mais evidente na indústria da construção, onde o custo mais alto frequentemente bloqueia a criação de edifícios mais verdes. Ao analisar os custos ao longo da vida útil de um edifício, realmente faz sentido do ponto de vista econômico construir um edifício verde.

– Comunique-se de forma diferente

As pessoas se envolvem com negócios sustentáveis por vários motivos. Para um profissional recém-formado, pode ser um trabalho interessante ou o propósito superior. Para um investidor, pode ser a natureza única do negócio e seu potencial de crescimento. Negócios sustentáveis devem, portanto, adaptar a forma como se comunicam com cada grupo, de acordo com seus interesses. Seja claro sobre o que é importante para cada um e que tipo de linguagem e abordagem será mais eficaz.

– Incorpore a sustentabilidade em toda a sua organização

Mudar as estruturas organizacionais ou criar funções, como gerentes de sustentabilidade, pode funcionar apenas como um complemento, quando uma mudança completa na cultura empresarial e nas prioridades gerenciais é necessária. Deve-se incorporar a mudança cultural e responsabilidade em todos os níveis de tomada de decisão, o pensamento sustentável funciona melhor quando é totalmente parte da direção estratégica da empresa.

Muitas empresas contam uma história agradável de sustentabilidade quando vendem seus próprios produtos, mas podem não acreditar nas histórias de sustentabilidade apresentadas por outras empresas. Embora algumas histórias possam ser uma “lavagem verde”, as empresas sustentáveis podem apoiar outras como eles comprando seus produtos.

Website: http://www.laqi.org

FONTE: Terra

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