Greenplac aposta em projeto sustentável no processo de fabricação de MDF

Importância da qualidade final do produto e eficiência das ferramentas são os principais aspectos considerados durante o processo

0

Inaugurada em 2018 no município de Água Clara, Mato Grosso do Sul, a Greenplac, empresa subsidiária do Grupo Asperbras, possui uma das maiores e mais tecnológicas fábricas de MDF do Brasil, com mão de obra especializada e excelente performance operacional.

Seus produtos foram premiados internacionalmente, como a linha Essenziale, contemplada na Interzum, maior feira do setor moveleiro na Alemanha. Em apenas dois anos, a empresa já se apresentou em grandes eventos como Casa Cor São Paulo e a Mostra Modernos Eternos e consolida-se como um dos grandes players do setor.

Leia Também
1 De 444

A fabricação do MDF pela Greenplac começa no plantio sustentável de árvores de Eucalipto, em fazenda própria na região de Água Clara. As toras são extraídas e depois descascadas. Neste processo de retirada da casca, é extraída a sílica, um mineral que provoca o desgaste das serras que fazem os cortes das chapas. Assim, a produção ocorre com mais qualidade e as ferramentas se mantêm em funcionamento eficaz durante todo o processo.

Após o descascamento, as toras de madeiras são transportadas por meio de correias e são cortadas em um sistema picador de discos, quando ficam em formato de cavacos (pequenos pedaços de madeira triturada). Em seguida, os cavacos passam por uma peneira classificadora que os separa dos materiais finos, que não são ideais para a fabricação do MDF.

Quando selecionados, os cavacos são levados para um sistema de lavagem com água para a retirada de quaisquer tipos de impurezas ou metais existentes entre eles. As cascas das árvores e os cavacos descartados para a produção do MDF são utilizados na fabricação de biomassa, que gera energia.

Após a lavagem, os cavacos selecionados são transportados em um pré-aquecedor e é feita uma injeção de vapor inicial para que a madeira amoleça. Os cavacos, então, recebem uma aplicação de resina sintética e são transformados em imensos colchões de fibras. Nesta etapa, as peças de fibras são introduzidas em uma prensa contínua e ganham o formato de painéis de MDF.

Com as espessuras e tamanhos corretos, os painéis são empilhados em um climatizador para serem resfriados durante um período de 24 horas. Os painéis de MDF Greenplac permanecem com uma coloração original do eucalipto. As chapas concluídas podem ser comercializadas de forma natural ou revestida, quando passam por um processo de laminação do papel, denominado MDF BP.

Toda a estrutura de fabricação do MDF Greenplac é monitorada 24 horas por dia. A empresa possui a maior e mais avançada planta industrial do país, com grande eficiência operacional e tecnologia de ponta, que fazem da instituição uma verdadeira referência no segmento moveleiro do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons