HCN realiza prova para Residência Médica com mais de 65 inscritos

O processo seletivo visou o preenchimento de quatro vagas para Clínica Médica e quatro vagas para Cirurgia Geral

0

Recentemente aconteceu a primeira etapa do processo seletivo para o programa de Residência Médica no Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN). Essa fase consistiu em uma prova objetiva de conhecimentos da área, realizada pela Comissão de Residência Médica do hospital (COREME/HCN), com o apoio da Comissão Estadual de Residência Médica de Goiás (CEREM-Goiás).

O processo seletivo foi realizado visando o preenchimento de quatro vagas para Clínica Médica, com período de duração de dois anos, e mais quatro vagas para Cirurgia Geral, com duração de três anos.

“Foram 67 inscritos no total para os programas de Cirurgia Geral e Clínica Médica. Ficamos bem satisfeitos com a alta procura”, afirma a Dra. Érika Ortolan, coordenadora da COREME do HCN e Diretora Médica do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), organização que gere o hospital. O início dos programas de residência médica no HCN representa mais uma etapa no plano de tornar o hospital um polo não só de saúde, como também de ensino no estado de Goiás.

Leia Também
1 De 382

Na prova, os candidatos interessados em realizar residência médica no HCN tiveram que responder 50 questões objetivas sobre conhecimentos médicos nas grandes áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina Geral de Família e Comunidade e Saúde Pública. Os resultados da primeira etapa foram divulgados no dia 10/02 e os residentes que obtiveram aproveitamento mínimo de 50% na prova passaram para a próxima etapa, que consistia em análise curricular.

Os critérios para a análise de currículo foram dispostos no edital do processo seletivo, com os respectivos pesos de cada item, e a segunda etapa se encerrou no dia 14/02. O resultado final do processo seletivo foi publicado no dia 17 de fevereiro no site da CEREM-Goiás: http://www.ceremgoias.org.br/

Após encerramento do processo seletivo, foram selecionados oito médicos para realizarem sua residência no HCN, que está prevista para começar no dia 06 de março. Serão 4 residentes para Clínica Médica, orientados pela Dra. Júlia Carolina Batista, e 4 residentes para Cirurgia Geral, orientados pelo Dr. Virgílio Cardoso Moreno.

A expressão “residência médica” só pode ser empregada em programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CRNM), como aconteceu com os programas em Cirurgia Geral e Clínica Médica do HCN.

Segundo a coordenadora do COREME/HCN, a residência médica é considerada a forma de especialização mais eficiente do Brasil. “É uma modalidade de pós-graduação, com aprendizado supervisionado em serviço que, ao seu final, confere ao médico o título de especialista naquela área”, afirma Dra. Érika Ortolan.

Além disso, os hospitais que possuem residentes têm como característica a necessidade de preceptores sempre atualizados, aptos ao ensino, o que sem dúvida beneficia o hospital. Pesquisas mostram que um dos fatores que fixam o médico no local de trabalho, de acordo com a Dra. Érika Ortolan, é a opção por permanecer na região que realizou sua residência médica.

“Temos o plano de expandir os programas de residência médica para outras especialidades, e também já temos aprovado os programas de residência multiprofissional que deverão ter início no próximo ano. Esperamos que, em alguns anos, graças a esses programas de residência, tenhamos maior oferta de profissionais especialistas no Centro-Norte goiano”, conclui a diretora médica.

O IMED incentiva o conhecimento e especialização de todos seus colaboradores e agora também dos futuros médicos residentes. Dessa forma, foram gravadas aulas sobre procedimentos cirúrgicos com a Dra. Érika Ortolan, tanto para os residentes do HCN e como também para a educação continuada dos colaboradores de todos os hospitais geridos pelo IMED.

 

Assessoria de Comunicação

Victor Weber – victor.weber@ecco.inf.br

Cristiano Oliveira – cristiano.oliveira@ecco.inf.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons