No período em que o país registra um aumento no número de casos de coronavírus, o Hospital Regional de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB) registrou nos últimos três meses quase duas centenas de altas de pacientes que enfrentaram com firmeza obstáculos impostos pela doença.
Cada saída médica é comemorada e lembrada com entusiasmo. Nos últimos três meses, foram 175 altas médicas e 1.637 atendimentos de Covid-19 no Pronto-Socorro do HRSLMB.
A dona de casa Divina Dias foi uma das que passou pelo atendimento no PS e depois ficou internada por 37 dias no hospital. Ela chegou ao hospital no final de dezembro de 2020 com sintomas graves da doença e precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva, onde passou mais de 30 dias. Após melhora clínica, ela foi transferida para a enfermaria e, 37 dias depois da internação, recebeu alta.
“Não foi fácil receber o diagnóstico, dá um aperto no coração e é bem impactante, mas desde o início todos do hospital foram muito atenciosos comigo”, afirmou Divina. A dona de casa havia vivido uma tragédia antes da internação. O irmão gêmeo morreu vítima do coronavírus. Os dois eram muito próximos e a equipe médica ficou extremamente comovida com a história. No momento da alta, profissionais da unidade colocaram a música “Sobrevivi”, da cantora Sarah Farias, atendendo a um pedido de Divina.
Altas de março
No último mês de março, o HRSLMB registrou 53 altas de pacientes que contraíram o vírus. O trabalho incessante e humanizado da equipe do hospital é fator fundamental para recuperação dos pacientes que procuram a unidade.
“O Hospital Regional São Luís de Montes Belos não deixou de se desenvolver e se modernizar em nenhum momento neste período de pandemia, para melhor atendermos os nossos pacientes. Nossa atividade se faz comprometida com a saúde de todos os que buscam auxílio conosco, além de cuidar dos familiares de pacientes e profissionais que aqui atuam”, ressaltou Éder Souza, diretor do HRSLMB.
Sobre HRSLMB
O Hospital Regional de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB) foi estadualizado em abril de 2020 e reinaugurado em julho para auxiliar o combate à Covid-19. A unidade tem uma ala exclusiva para síndrome respiratória aguda grave formada por 34 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 24 de enfermaria. O hospital conta com 22 leitos para atendimento geral, sendo 16 de enfermaria e seis de semi-intensivo/estabilização. Desde o dia 1º de setembro de 2020, o HRSLMB encontra-se sob a gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, uma Organização Social (OS) que se destaca pela prestação de serviços e desenvolvimento de projetos que proporcionem bem-estar, saúde, cidadania e dignidade às pessoas. O IMED administra o hospital para que ele funcione com qualidade 24 horas por dia, todos os dias da semana.