Para José Roberto Colnaghi, o “espírito empreendedor” é um diferencial nos negócios e na expansão da Greenplac

A empresa do Grupo Asperbras, de José Roberto Colnaghi, implantou em 2020 duas fábricas, um novo centro de distribuição, lançou três novos padrões de MDF e não se deixou abater pela crise gerada durante a pandemia da Covid-19

Complexo industrial da Greenplac em Água Clara (MS) - Foto: Divulgação
0

Os problemas econômicos gerados pela pandemia do novo Coronavírus não foram empecilhos para o crescimento e os investimentos da Greenplac, a mais moderna fábrica de MDF do país. Para consolidar a marca no mercado brasileiro, a empresa de José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração do Grupo Asperbras (da qual é subsidiária), determinou um planejamento muito eficiente para avançar seus negócios em 2020.

Durante o ano, a Greenplac realizou o lançamento no mercado de três novos padrões de MDF (Pietra Bronze, Bali e Freijó Amazonas), além da implantação de duas novas fábricas no Mato Grosso do Sul e um novo centro de distribuição em Mirassol, no interior de São Paulo. O objetivo foi verticalizar a produção, viabilizando a presença de serviços e produtos com alta qualidade e, assim, fornecer soluções práticas a seus clientes. “Temos um grande espírito empreendedor na Asperbras, grupo que detém a marca Greenplac e por isso buscamos conquistar espaços que ainda não havíamos explorado”, diz José Roberto Colnaghi.

Com uma das plantas industriais mais modernas do país, a Greenplac possui uma das melhores performances produtivas do Brasil. A instituição foi fundada em 2018 com plantações de eucalipto, atualmente numa área de 17 mil hectares de florestas, e posteriormente com a implantação da fábrica de MDF, em Água Clara, Mato Grosso do Sul.

Leia Também
1 De 386

No espaço da empresa no estado sul-mato-grossense, a instituição agrega três fábricas: a de produção de MDF, a fábrica de resina, inaugurada no início de 2020 e, por último, a de formol, mais novo empreendimento da instituição, que iniciou seus trabalhos em outubro. Com as fábricas de resina e formol, o Grupo Asperbras realizou sua primeira investida na indústria química.

“Sabíamos que a Greenplac tinha potencial para crescer muito além do MDF. Olhando para o futuro, decidimos que os próximos passos seriam em direção à autossuficiência na produção de matéria-prima e, com as duas novas fábricas, atingimos grande parte do nosso objetivo”, afirma Colnaghi.

Até o momento, a fábrica de formol é encarregada pela produção de 90% dos insumos utilizados na fabricação do MDF Greenplac. O formol é a matéria-prima básica para a confecção de resina (ureia formol) e da resina melamínica, material usado na impregnação do papel para revestir as placas de MDF.

Compromisso com a qualidade

Recentemente, a Greenplac finalizou os procedimentos de auditoria e conquistou a recomendação à certificação FSC (Forest Stewardship Council). Atribuído pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, o selo reconhecido internacionalmente verifica florestas manejadas com responsabilidade, capazes de combinar as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a efetividade econômica.

Atualmente, a empresa pretende conquistar o ISO (International Organization for Standardization), certificação que promove a padronização das normas e procedimentos a serem seguidos em todo o processo industrial, comprovando que atua de acordo com padrões internacionais de qualidade e gestão ambiental.

As certificações também fazem parte do crescimento da indústria de MDF fora do Brasil e, por isso, a Greenplac também investiu na certificação pelo selo CARB (California Air Resources Board), a instituição iniciará a exportação do MDF da marca para os Estados Unidos e alguns outros países da América do Sul.

“Acreditamos que, para oferecer um produto de alta performance, é necessário investir em matéria-prima de qualidade. Por isso, buscamos verticalização do nosso negócio e a conquista de selos que certificam a qualidade do MDF Greenplac”, reforça José Roberto Colnaghi.

Com seus locais de vendas bem estabelecidos pelo Brasil, a Greenplac é relacionada aos melhores padrões de produção do setor industrial do país. Sua qualidade e eficiência compreendem apenas o começo de um caminho que levará a empresa a estágios cada vez mais altos de sucesso.

“A Greenplac já está entre as principais fornecedoras de MDF do Brasil,” reforça José Roberto Colnaghi. “Daqui para frente, pretendemos conquistar ainda mais espaço no mercado nacional e continuar oferecendo produtos e serviços de qualidade, reforçando sua posição no competitivo mercado de MDF,” finaliza.

Grupo Asperbras
O Grupo, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, começou sua história com o talento e a perseverança do pai Francisco Colnaghi que, em 1966, ao fundar uma empresa de implementos agrícolas em Penápolis, cidade do interior de São Paulo, deu a largada para o desenvolvimento de um grupo empresarial baseado no compromisso com a qualidade, dedicação em tempo integral e responsabilidade na prestação de serviços. Menos de vinte anos depois, a empresa já era reconhecida em todo o Brasil com a estratégia de investir na fabricação de tubos e conexões de PVC para irrigação agrícola, e de lá para os dias de hoje, a Asperbras se transformou em um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros. Hoje, a Asperbras é reconhecida também por atuar nas áreas de engenharia industrial, gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia. O Grupo mantém suas estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, atuando em quase todo Brasil e em três continentes, África, Europa e América do Sul. São mais de três mil profissionais que trabalham em programas, projetos e obras nos principais segmentos da economia mundial. Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem duas plantas industriais, sendo uma na Bahia e outra no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atua no segmento de Agronegócio.

Assessoria de Comunicação
Escritório de Consultoria e Comunicação ECCO
Izabella Arouca
(11) 3888-1144
(11) 99294-6161

izabella@ecco.inf.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons