A Embrapa conquistou o primeiro lugar na categoria País e o terceiro lugar geral pelo voto dos participantes da edição 2020 da Conferência Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) com o case Pontes para Inovação após concorrer com empresas de diferentes setores.
O anúncio foi feito no dia 19 de novembro, no encerramento do evento, iniciado no dia 16 de novembro. A premiação será uma mentoria dos diretores e especialistas da Anpei que é a única associação brasileira multissetorial e independente do ecossistema de inovação.
O Banco do Nordeste e a Natura ficaram com a primeira e segunda posições gerais na avaliação dos participantes do evento. Ambos concorreram pela categoria Empresas. A iniciativa Pontes para Inovação que representou a Embrapa foi selecionada na categoria País entre os 73 cases encaminhados à Conferência. O programa, coordenado pela Secretaria de Inovação e Negócios, tem como objetivo conectar as startups do agro com investidores. É desenvolvido desde 2017 e já recebeu a inscrição de 183 agtechs.
A diretora executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Regina Martin, afirma que a votação dos participantes “ressalta a importância das startups no desenvolvimento de inovações em diferentes segmentos” e complementa: “impulsionar os ecossistemas de inovação torna-se um papel relevante a ser cumprido por instituições governamentais e privadas”.
“O Pontes para Inovação é uma estratégia de fomentar o empreendedorismo para o desenvolvimento econômico do agro. Com ele, a Embrapa, se conecta mais fortemente ao setor produtivo”, avalia o secretário de Inovação e Negócios (SIN), Gustavo Xavier. Para a supervisora de Ambientes, Redes e Iniciativas da SIN, Shalon Silva, “esse é um importante reconhecimento para o Programa, que vem se consolidando como uma estratégia de inovação aberta de destaque junto ao ecossistema de inovação, contribuindo assim para o fortalecimento do posicionamento da Embrapa”, completa.
Com o slogan Inova Impacta Transforma, a Conferência Anpei teve como objetivos compartilhar, discutir e apresentar sugestões e encaminhamento de ações para que a ciência, a tecnologia e a inovação de modo a colaborar com o avanço da competitividade tecnológica e impacto social do País. Entre os palestrantes, o evento contou com representantes das áreas de inovação de empresas do setor público e privado nacionais e internacionais, organizações como a Braskem, agências de fomento como a Fapesp e Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que contribuíram com o debate.
FONTE: Valéria Cristina Costa | Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) | sin.coi@embrapa.br | 61 99995-9449 | www.embrapa.br