Setembro Amarelo: saúde mental é tema chave dentro das empresas

0

Mantido por muito tempo em sigilo entre amigos e familiares, o tema saúde mental passou a se popularizar e se tornar cada vez mais recorrente, inclusive dentro do ambiente corporativo – especialmente após a pandemia. Discussões em torno de assuntos como depressão e bipolaridade, além de síndrome do pânico, burnout e ansiedade têm sido ouvidas em meio aos corredores dos departamentos empresariais e se tornado uma alavanca para iniciativas necessárias dentro das corporações.

 

Isso porque 72% dos brasileiros já declararam preferir trabalhar em empresas que possuem políticas de cuidado com a saúde mental. Os dados são de uma pesquisa da plataforma de terapia online Vittude, em parceria com a Opinion Box. O estudo contou com a participação de 2 mil pessoas em todas as regiões do país.

 

De olho nesta exigência crescente, muitas empresas têm investido em iniciativas voltadas à saúde mental e bem-estar em diversos formatos. Atualmente, sessões de terapia, rodas de conversas e até meditação já fazem parte da rotina corporativa, como mostram os exemplos abaixo.

 

Leia Também
1 De 386

Assistência Psicológica

 

Muitas empresas já perceberam a necessidade e os benefícios de se investir em assistência psicológica para suas equipes. Na Allianz Partners Brasil, empresa líder global em assistência 24h, o programa Conte Comigo oferece aconselhamento psicológico 100% gratuito, com atendimento ilimitado para os colaboradores e seus dependentes. De acordo com a superintendente de Recursos Humanos da companhia, Simone Rezende, a empresa “está comprometida em ser um ambiente de trabalho mais saudável para seus colaboradores”. Da mesma forma, a Japan Tobacco Internacional (JTI) dispõe do programa Amparo, para assistência e atendimentos de psicologia de forma gratuita e confidencial, além de profissionais disponíveis pelo plano de saúde.

 

Statkraft, líder global de energia hidrelétrica, também entendeu a importância do suporte psicológico e passou a oferecer aos seus colaboradores sessões com profissionais especializados sete vezes por semana, vinte e quatro horas por dia.

 

No Grupo Solví – Soluções para a vida, que atua no segmento de gestão ambiental, os funcionários têm subsídio de 90% do valor do tratamento concedido pela empresa, com direito a duas consultas por mês. O programa, chamado Bem Viver, foi lançado em outubro de 2021 e, desde então, já foram realizados, em média, 100 atendimentos por mês.

 

Atenção a casos críticos

 

No programa de suporte psicossocial da Verzani & Sandrini nomeado Nosso Cuidar, casos considerados críticos, como ideação e tentativas de suicídio, recebem atenção especial dos profissionais que atendem no programa. Para o diretor executivo de RH, Fabio Busato, a empresa tem papel importante na vida de seus colaboradores, que vai além da relação de trabalho. “Queremos reafirmar nossa preocupação com sua vida e sua realidade dentro e fora da empresa”, conta o diretor executivo.  Nos meses de junho e julho deste ano, a empresa recebeu mais de 1500 ligações pelo canal 0800.

 

Diálogo para romper preconceitos

 

Canais para a troca de ideias e sugestões de melhorias no ambiente de trabalho, como rodas de conversas com temas voltados à saúde emocional também fazem com que o assunto deixe de ser um tabu no ambiente corporativo. A JTI e a Statkraft, com campanhas internas, conseguiram romper com o preconceito e trazer reflexões e alternativas para auxiliar os colaboradores a gerenciarem emoções, o estresse e a ansiedade relacionados com as incertezas trazidas pela pandemia, o luto e outros. Em 2022, a Allianz Partners Brasil implantou diversos treinamentos para seus colaboradores sobre saúde mental e bem-estar, com temas como e estresse e resiliência, como lidar com conflitos e Burnout.

 

Vida pessoal x Profissional

 

Para ajudar os colaboradores na busca pelo equilíbrio da vida pessoal e profissional, a JTI e a Allianz Partners Brasil oferecem também a opção de jornadas híbridas e com horários flexíveis para áreas administrativas. Há dois anos, a empresa de assistência 24h do Grupo Allianz concede a todos os colaboradores o Allianz Day Off, que é um dia a mais de folga durante o ano, além de um programa de descontos para academias e sessões de ginástica laboral online, para que o cuidado da saúde física ande lado a lado com a saúde mental.

 

Meditação como medida preventiva

 

Saúde mental e meditação sempre andaram de mãos dadas. Isso porque técnica milenar é conhecida por proporcionar benefícios, como controle do estresse e ansiedade, aumento da capacidade de concentração e foco, além de desenvolvimento de inteligência emocional, melhoria no relacionamento interpessoal, tomada de decisões e criatividade, entre outros.

 

Sob orientação de profissionais de uma empresa parceira especializada, os colaboradores da JTI têm a sua disposição sessões de meditação on-line e ao vivo diariamente em diferentes horários na semana, de forma gratuita. Até o fim deste ano o serviço de meditação guiada também será disponibilizado por meio de aplicativo, tornando a prática ainda mais acessível aos mais de 1,2 mil colaboradores da empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons