Vini Jr. receberá medalhas de vereadores e deputados do RJ

0

Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou a entrega da medalha Pedro Ernesto ao jogador Vinicius Junior, assim como a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu a medalha Tiradentes, as maiores honrarias concedidas pelas duas casas.

No legislativo municipal, a proposta partiu da vereadora Monica Cunha (PSOL), presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo, que justificou a entrega da honraria pelo posicionamento e luta antirracista dentro e fora dos estádios.

No Alerj, a deputada estadual Verônica Lima (PT), propôs que Vinícius José Paixão de Oliveira Junior seja homenageado.

Leia Também
1 De 385

Não é a primeira vez que o jogador é violentado com comentários, xingamentos e gestos racistas, mas desta vez, a reação ao questionar e decidir parar o jogo, moveu atos pelo país e internacionalmente.

É sobre racismo, de novo

A vereadora Monica Cunha destacou ser necessário que as instituições se mobilizem pelos inúmeros casos invisibilizados no cotidiano da cidade. “Nós gostaríamos de estar dando essa medalha por reconhecimento do enorme talento do Vinicius, mas infelizmente, vamos mais uma vez falar de racismo. Isso, tristemente, é um cotidiano na nossa cidade. Acontece nas escolas, na cultura, nas ruas.”

Segundo a vereadora, “seria ótimo que essa comoção acontecesse por todos que passassem por essa situação, e não só pelo Vini. Mas que essa medalha sirva de motivação para que denunciem e se posicionem contra toda e qualquer violência. Racismo é crime e vamos lutar contra ele até o fim.”

Combate ao racismo em todos os esportes

Para a deputada Verônica Lima, “a recorrência dos ataques racistas com o Vinicius Junior tem chamado atenção. O futebol, para o povo brasileiro, significa muito e, quando atacam o atleta, ferem a alegria do povo, ferem o esporte, que gera riqueza e movimenta a economia”.

Segundo a parlamentar, “o combate ao racismo é uma das bandeiras que norteiam minha atuação parlamentar e essa luta se estende ao futebol e a todos os esportes“.

Trajetória de Vinícius Junior

Nascido em São Gonçalo (RJ), Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior tem uma trajetória profissional brilhante. O atleta vem sendo destaque da seleção brasileira e protagonista no Real Madrid, time espanhol com o qual venceu a Liga dos Campeões da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) em 2022.

Além do brilho dentro de campo, Vini Jr., como é carinhosamente chamado, também é um craque na luta contra as desigualdades e preconceitos. Ele é fundador e presidente do Instituto Vini Jr., que faz um trabalho fundamental no fortalecimento da educação pública de qualidade através da tecnologia e do esporte e beneficia crianças de 6 a 10 anos de idade.

Desde que foi jogar no exterior, em 2021, Vinicius Júnior vem sofrendo inúmeros ataques racistas. O caso mais recente ocorreu no dia 21 de maio, durante o jogo do Real Madrid com o Valencia.

Na ocasião, o atleta mais uma vez foi vítima de racismo em uma partida da LaLiga. E ainda acabou expulso de campo. Mas ele não se curvou e mais uma vez levantou sua voz contra o preconceito.

Fonte: ANF

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons