Viveiros em São Paulo garantem a manutenção de áreas verdes

0

A doação de mudas é uma das estratégias do governo estadual para aumentar a arborização

Áreas verdes urbanas trazem para a população benefícios como redução da poluição, por causa do processo de fotossíntese, diminuição de temperatura, sombreamento e valorização visual do espaço urbano.

Os espaços físicos arborizados localizados no meio das cidades podem ser públicos ou privados e, geralmente, se encontram em jardins, parques ou praças. A preocupação com o aumento de vegetação é de extrema importância, pois ela exerce funções ecológicas, estéticas e psicológicas na vida das pessoas.

Leia Também
1 De 442

Em São Paulo, a Divisão Técnica de Produção e Arborização (Depave-2) é um órgão municipal que tem como principal função produzir, manter e fornecer mudas de plantas que irão ser cultivadas em áreas verdes públicas espalhadas pela cidade. Atualmente, a divisão conta com três viveiros:

Viveiro Manequinho Lopes, localizado junto ao Parque Ibirapuera: produção de herbáceas e arbustivas;
Viveiro Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo: produção de herbáceas e arbustivas;
Viveiro Harry Blossfeld, localizado no Parque Cemucam (cidade de Cotia): produção de exemplares arbóreos.

ibira

O Viveiro Manequinho Lopes, por exemplo, possui coleções vivas de espécies vegetais com um acervo composto por cerca de 200 tipos diferentes de plantas com potencial paisagístico. O local abriga dez estufas (casas de vegetação), 97 estufins (canteiros suspensos), três telados (estruturas cobertas com tela de sombreamento) e 39 quadras, divididas entre as que abrigam matrizes e as que funcionam como estoques de mudas, prontas para o fornecimento aos órgãos públicos municipais.

Localizado no parque o Ibirapuera, o viveiro fica disponível para o público aos finais de semana. Mudas são distribuídas para os visitantes e as visitas também podem ser agendadas e monitoradas.

Campanha da prefeitura

No site da Prefeitura de São Paulo, o cidadão pode saber mais sobre a “Campanha permanente de incentivo à arborização”, que busca ampliar a cobertura vegetal arbórea, beneficiar a biodiversidade e promover a melhoria da qualidade ambiental no município.

Moradores da capital paulista que tiverem interesse em trazer novas plantas para o seu terreno ou calçada, podem recorrer ao Depave. Cada cidadão tem direito a cinco mudas e as regras para retirá-las podem ser encontradas no site da campanha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons