Não é de hoje que a sustentabilidade é preceito para todos e, principalmente, para as empresas e grandes marcas. Ter responsabilidade para utilizar os recursos naturais sem comprometê-los para as gerações futuras é primordial para o planeta, mas também para a imagem corporativa e para os próprios negócios.
Isso nos mostra como todo o ecossistema de consumo está atento a questões como o uso de fontes de energia renováveis e limpas, o racionamento e controle na exploração de recursos minerais, a reciclagem de resíduos, entre outras ações de sustentabilidade. Mas a pergunta para os profissionais que têm como desafio implementar o desenvolvimento sustentável na empresa é: “Como engajar os colaboradores e a sociedade em prol da conscientização para que cada um faça a sua parte?”
Acredito que você já tenha ouvido falar que boas notícias fomentam boas notícias, certo? Essa estratégia é justamente um ponto de partida para impactar funcionários, fornecedores, clientes e até os concorrentes da marca. Compartilhar atitudes sustentáveis é um papel que todos podemos cumprir, tanto como pessoa física quanto, principalmente, como pessoa jurídica. E as organizações têm um importante papel na disseminação da sustentabilidade junto a todos os seus stakeholders, de forma a conscientizá-los da responsabilidade de cada um nesse assunto tão sensível.
Falando inicialmente sobre o papel da comunicação na construção de marca, ela é ferramenta fundamental para criar conexões de relacionamento entre todos os stakeholders. A comunicação externa trabalha as divulgações para os diferentes públicos fora da empresa, por meio de imprensa, redes sociais e comunicados nos pontos de vendas. Ao compartilhá-las com a sociedade é possível fomentar o diálogo sobre sustentabilidade e garantir que o tema se torne ainda mais conhecido e práticas sustentáveis sejam ampliadas.
Envolvimento geral
Já a comunicação interna é um meio primordial para o engajamento dos funcionários com a marca e para ser transparente no compartilhamento dos diferentes cenários que possam impactar os negócios e o dia a dia dos trabalhadores da companhia. As ações de sustentabilidade devem ser comunicadas justamente com esses dois propósitos: informar as novas atitudes da empresa e fomentar o envolvimento geral.
Além disso, criar um comitê de sustentabilidade é importante para tornar o tema relevante dentro da empresa. É ele quem coordena o desenvolvimento e a implementação de práticas sustentáveis, além da discussão para conscientizar os profissionais em temas como coleta seletiva, pegada hídrica, reflorestamento, pegada de carbono – estabelecendo metas para reduzir as emissões diretas (relacionadas à água e energia) e indiretas (transporte, resíduo sólido e viagens). O objetivo é disseminar as ações entre os colaboradores e conscientizá-los sobre a importância de ser sustentável não só para a empresa, mas para a sua vida – afinal, muitos deles começam a ter contato com o tema por meio da organização.
Rede em prol de práticas sustentáveis
Claro que apenas o discurso isolado não faz milagre. Por isso, além do time de comunicação interna, os líderes e gestores precisam ser pioneiros e estar à frente desses projetos. Servir de exemplo e compartilhar atitudes de desenvolvimento sustentável no dia a dia, nas redes sociais ou em eventos e webinars, têm o poder de conectar toda a comunidade a sua volta, envolvendo, inclusive, o público externo.
Pode parecer simples, mas um líder que inspira uma equipe e uma comunicação interna eficaz fazem com que os colaboradores – em um primeiro momento, aqueles mais atentos às questões ambientais – levem alguns projetos mais simples, como coleta seletiva, para além da empresa, engajando também amigos e familiares. Com isso, criamos uma rede em prol da sustentabilidade, que vai além dos muros da organização e impactam verdadeiramente a vida das famílias.
Em síntese, acredito que o desenvolvimento sustentável tem como base três pilares: a mudança de mindset, para transformar o status quo e tirar projetos do papel; uma comunicação 360°, para compartilhar o conhecimento e engajar os diferentes públicos com que a marca se relacione; e líderes ativos, para inspirarem e servirem de exemplo. Leve a sustentabilidade para as raízes da companhia e faça dela o pilar para garantir o futuro.
* Mirella Marchi é gerente de Comunicação e Relacionamento da Nissin
FONTE: Revista Planeta