São Paulo abre cursos gratuitos de gestão e reciclagem de resíduos

Programa Recicla Tec vai capacitar mil pessoas no setor de reutilização de materiais recicláveis

0

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, abriu inscrições para cursos gratuitos voltados a gestão e reciclagem de resíduos do Recicla Tec. O programa, que vai atender inicialmente as zonas leste e sul da capital, pretende capacitar mil pessoas em 2020, as inscrições deverão ser feitas até 24 de fevereiro.

Curso

O curso será ministrado pelo Instituto Akhanda, contratado para a aplicação das aulas. Os encontros vão destacar a gestão de resíduo sólido pelo upcycling, um processo que diferente da reciclagem, que recria um objeto descartado mantendo a sua estrutura básica, transforma a matéria em outro objeto de forma criativa, agregando valor ao produto que passa a ter uma qualidade superior a reciclagem. A medida, além de reaproveitar resíduos que antes causava danos ao meio ambiente, também reduz o consumo de minérios e matérias-primas como o petróleo, por exemplo.

Leia Também
1 De 109

A categoria upcycling de gestão de resíduos está inserida nos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que estipula metas a serem cumpridas até 2030.

Qualificação

De acordo com a Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, estima-se que das 20 mil toneladas de resíduos arrecadados diariamente na cidade de São Paulo, 280 são recicláveis. “O objetivo do Recicla Tec é qualificar o participante interessado em empreender no setor de gestão de resíduos e economia circular, um mercado inovador repleto de possibilidades”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “No curso, o aluno terá orientações desde a gestão de materiais recicláveis, como pallets, plásticos e tecidos que podem ser transformados em objetos decorativos, até os conceitos de legislação e formalização de negócio”, completa.

Dividido em dois módulos, sendo teórico e prático, o curso terá duração de 150 horas em um período de 4 meses. Os interessados poderão fazer as aulas durante a semana, às segundas, quartas e sextas-feira. Ou apenas no sábado, onde o curso se estende para 8 meses de duração, sempre das 8h às 12h ou das 13h às 17h. Na primeira etapa, o ReciclaTec atenderá as zonas sul, na região de Parelheiros e Jabaquara, e leste, no distrito de Itaquera.

O Recicla Tec está integrado ao Green Sampa, política pública desenvolvida pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, para a aceleração de iniciativas inovadoras voltadas a sustentabilidade, qualificação e geração de renda.

As aulas do Recicla Tec terão início em março de 2020. Os interessados em participar deverão se inscrever pelo link até 24 de fevereiro, é necessário ter 16 anos ou mais. As vagas são limitadas e a efetivação da inscrição será confirmada via e-mail a partir de 3 de fevereiro.

Recicla Tec – Ressignificação de resíduos sólidos

Inscrições: até 24 de fevereiro pelo link.

Início das aulas: 2 de março de 2020

Zona sul

Parque Natural Municipal Itaim – R. Amaro Alves do Rosário, 2676 – Parelheiros

Segunda; quarta e sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

Instituto Akhanda – Av. Leonardo Vinci, 2650 – Jabaquara

Segunda; quarta e sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

Aos sábados, das 8h às 13h

Zona Leste

Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo – Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Gleba do Pêssego / Itaquera.

Aulas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h ou das 13h às 17.

Fonte: Ciclo Vivo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Show Buttons
Hide Buttons