José Maurício Caldeira, da Asperbras: ‘Biomassa garante energia à indústria de móveis em Guarapuava (PR)’

1

José Maurício Caldeira, da Aspebras, de José Roberto ColnaghiUtilizar biomassa para produzir energia faz parte de um processo sustentável e de preservação ambiental. A novidade é exatamente sobre uma ação que se articula a um sistema de produção industrial autossuficiente em termos energéticos, explica José Maurício Caldeira, da Asperbras.

O Grupo Asperbras irá colocar em prática esse tipo de produção nos próximos meses, juntamente com a usina de biomassa de Guarapuava (PR), que vai gerar eletricidade para alimentar uma fábrica de placas de MDF, material elaborado com fibras de madeira e usado na indústria de móveis. Detalhe: a energia será produzida a partir dos resíduos da madeira que não são aproveitadas no processo produtivo das fábricas de MDF. “O resíduo da produção de placas de MDF, gera energia em uma região impactada pelas fábricas de móveis. Contribuímos duas vezes na cadeia de produção”, complementa o sócio do Grupo Asperbras, José Maurício Caldeira.

A Asperbras pretende trabalhar com  eucalipto e tal estratégia se iniciou com desenvolvimento de florestas em fazendas da família dos acionistas na região de Água Clara e Três Lagoas onde o cultivo do eucalipto se tornou o principal. A ideia inicial a princípio era fornecer eucalipto aos players de celulose que se instalaram na região. Após o estudo de viabilidade de negócios com a agregação de valor à produção, levou a um estudo sobre fabricação de MDF, que acabou por se desenvolver em Água Clara (MS). Contudo, dentre os projetos apresentados, havia o de geração de energia por biomassa. Surgiu a oportunidade de investimento em Guarapuava (PR), o que fez o Grupo refletir sobre a responsabilidade ambiental, e definir a aquisição de uma planta de geração de energia com base na biomossa de madeira.  A potência dessa usina em Guarapuava é igual ao déficit de consumo na planta de MDF em Água Clara, aproximadamente 10 MW.

Leia Também
1 De 386

Por princípio o Grupo Asperbras, acredita que suas maiores obras e seus melhores empreendimentos são aqueles que contribuem para melhorar a vida das pessoas e levar desenvolvimento econômico e social aos países onde está presente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

1 comentário
  1. […] matriz energética que alimenta a fábrica da GreenPlac vem de uma usina de biomassa, instalada em Guarapuava (PR). A geração de energia ocorre com a queima de lenha, obtida a partir […]

Show Buttons
Hide Buttons