Estudos apontam que a personalidade afeta todos os aspectos do desempenho de um indivíduo, inclusive a reações no ambiente de trabalho. Cada tipo de personalidade é adequado para um tipo de posição profissional, aponta Felippe Ferreira, cofundador do meuBiZ. Isso torna fundamental o papel da identificação dos tipos de personalidade e a associação aos colaboradores da organização, de acordo com suas funções. “Isso pode levar ao aumento da produtividade e satisfação no trabalho”, aponta o especialista, auxiliando a empresa a funcionar de forma mais eficiente.
O que é personalidade?
A personalidade é a soma de características e traços que definem os pensamentos, emoções e comportamentos de uma pessoa. Para aqueles que têm traços de personalidade considerados fora da norma e potencialmente prejudiciais a si mesmos ou a outras pessoas, pode estar presente um transtorno de personalidade.
Os transtornos de personalidade podem prejudicar o funcionamento do indivíduo em muitos aspectos de sua vida. Assim como as personalidades difíceis podem afetar o local de trabalho. “Hoje em dia, muitas empresas têm realizado o teste de personalidade antes de solicitar o comparecimento do candidato para a entrevista. Isso diminui o tempo gasto com a seleção do candidato para a vaga e realiza uma contratação mais assertiva”, aponta Ferreira.
Os testes MBTI
Um teste muito utilizado por empresas é o MBTI , ou Tipologia de Myers-Briggs. Este é um teste de temperamento capaz de identificar o tipo psicológico de colaboradores e candidatos, amplamente utilizado como teste de personalidade .
Essa também pode ser uma excelente opção para o empreendedor que busca conhecer melhor seu perfil profissional e pretende montar um bom negócio , afirma Ferreira. A avaliação do teste MBTI pode ser aplicada por meio de um questionário estruturado com alternativas opostas, que refletem as preferências já estudadas no método.
O método MBTI foi desenvolvido com base nos estudos de Carl G. Jung sobre tipos de personalidade, que concluiu sobre a existência de maneiras de pensar e agir que são mais naturais do que outras para cada indivíduo. Dessa forma, é possível encontrar 16 tipos de personalidades diferentes. Daí a importância para as empresas nas áreas de recursos humanos e gestão pessoal.
Vantagens em identificar o tipo de personalidade
Felippe Ferreira aponta seis vantagens e benefícios para empresas e indivíduos identificarem a personalidade:
1 – Auxilia o indivíduo a escolher a carreira adequada ao seu perfil.
2 – Promove o autoconhecimento e melhor compreensão de si próprio.
3 – Ajuda o indivíduo ou profissional a traçar metas de desenvolvimento.
4 – Identificação de comportamento, estilo, características no trabalho, entre outros aspectos humanos.
5 – Reconhecimento de elementos psíquicos que orientam melhor as escolhas.
6 – Ajuda a identificar características individuais, virtudes e o potencial, para descobrir o perfil profissional .
Compreender como a personalidade pode influenciar a atuação profissional é o primeiro passo para minimizar as dificuldades e potencializar seus talentos dentro do ambiente de trabalho. É navegar melhor nas relações humanas e de trabalho promovendo o bem-estar.
Para realizar seu teste de perfil comportamental acesse o site do meuBiZ.